Classificação dos alimentos funcionais: entenda aqui!


Quer comer melhor e perder peso? Veja a classificação dos alimentos funcionais e como consumir os melhores!

Alimentos funcionais são todos e quaisquer alimentos que auxiliem o indivíduo a garantir uma qualidade de vida através de sua ingestão, ou seja, alimentos funcionais são alimentos saudáveis. Acompanhe o artigo e aprenda mais sobre alimentos funcionais e seus benefícios. Tire suas dúvidas na hora de escolher os alimentos funcionais para sua dieta.

 classificação dos alimentos funcionais

Classificação dos alimentos funcionais

Para serem classificados como alimentos funcionais deve-se observar as normas da ANVISA sobre a questão. Primeiramente, para que os mercados comercializem qualquer alimento com o selo que o mesmo é fonte de propriedades funcionais, se faz necessário algumas questões indispensáveis, como: O produto deve cumprir com as normas do ministério da saúde comprovando suas propriedades por meio de relatórios científicos e técnicos.

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) um alimento só pode ser considerando funcional quando produz no organismo efeitos fisiológicos e /ou metabólicos.

Em outros casos, alimentos funcionais, são considerados por grande parte da população, alimentos que beneficiam a saúde e não importa se os mesmos possuem selos ou indicativos desses benefícios a saúde, desde que tenham estudos e pesquisas que comprovem as propriedades funcionais daquele alimento.

 classificação dos alimentos funcionaisO que um alimento precisa ter para ser considerado alimento funcional?

Fibras, Ômega 3 e 6, antioxidantes e outros nutrientes são considerados alimentos funcionais para o organismo. Os mesmos atuam no sistema biológico, imunológico, digestivo, e em outras partes do corpo humano garantindo uma melhor qualidade de vida a quem consome. Em algumas regiões encontram-se selos em alimentos funcionais garantindo a excelência do produto.


alimentos funcionaisAlimentos funcionais auxiliam na dieta?

Os alimentos funcionais são aliados indispensáveis para uma boa dieta seja ela para emagrecer ou visando somente a saúde do organismo, porem sozinhos os alimentos funcionais não garantem os resultados esperados. A alimentação deve estar associada a hábitos de vida saudáveis, tais como praticar exercícios físicos regularmente. Jamais dispense o uso de remédios indicados por medico para fazer uso de alimentos por conta própria. Toda e qualquer dieta deve ser recomendada por um especialista. Procure o seu nutricionista e converse com ele a respeito dos alimentos funcionais.

Quais alimentos são considerados funcionais

Cereais integrais, frutas, vegetais e peixe são alguns dos alimentos considerados funcionais ao organismo humano. Podem ser ingeridos e associados a uma dieta saudável de acordo com o resultado esperado. Os alimentos funcionais mais conhecidos são, a uva, a maçã, o brócolis, folhas verdes, rabanete, couve-flor, linhaça, iogurtes, melancia, tomates, vinho e soja, entre outros comuns nas refeições brasileiras. Viu, é fácil possuir hábitos alimentares saudáveis começando pelos alimentos que temos em casa.

Alimentos funcionais estão associados a cura de doenças?

A verdade  é que esses alimentos funcionais, assim como em qualquer dieta saudável, estão associados a qualidade de vida e sendo assim, consequentemente remetem a prevenção de doenças. Consumir alimentos funcionais garante prevenção contra doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, câncer e auxiliam a perder peso, entre tantos outros benefícios que você encontra ao consumir alimentos funcionais diariamente. Para aumentar os níveis de prevenção contra doença adquira outros hábitos saudáveis em seu cotidiano.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *