Chás que curam gases: conheça os melhores!


Conheça os melhores chás que curam gases e veja como preparar e como atuam no corpo!

Naqueles dias, em que sofremos, com o inchaço e também o desconforto abdominal gerado pelo excesso de gases, é comum que sua mãe ou sua avó já tenham lhe dado um chazinho para melhorar os sintomas. Antes de fazer o uso de medicamentos farmacêuticos, vale a pena tentar um método de cura natural como os chás. Algumas ervas possuem ações medicinais que podem ajudá-lo a se livrar dos gases facilmente. Se você constantemente sofre com o excesso de gases, continue nos acompanhando e veja nesse artigo algumas receitas que podem te ajudar.

chás que curam gasesDe onde surgem os gases?

A produção de gases em nosso organismo pode começar antes mesmo do que você imagina, através do jeito que certo alimento foi consumido. Mas além disso, o alimento em si também pode ter uma tendência maior a provocar gases do que outros.

Alimentos como doces, refrigerantes, batata, cebola, ervilhas, pães brancos, lentilhas, arroz, couve-flor, soja, grão de bico, alimentos feitos através de trigo, repolho, massas, aspargos e alcachofras, são os maiores responsáveis pelo estímulo da produção de gases.

Mas ainda existem outros que, além de estimularem os gases, são ricos em enxofre, que é o responsável pelo cheiro desagradável. Entre os principais, podemos citar o alho, carnes, ovos, repolho, nozes e o feijão.

O hábito involuntário de engolir ar ao falar, comer ou fumar também influencia na produção de gases, assim como alguns medicamentos para o controle da diabetes ou antibióticos, que podem causar um certo desequilíbrio à função intestinal.

Mas pode ser que seu corpo apenas tenha a tendência de produzir mais gases, a partir da fermentação dos alimentos em seu estômago no processo de digestão. Independente do motivo para seus gases terem aparecido, os chás podem ser ótimos aliados no combate ao desconforto causado por eles.

Receitas: chás para gases

Chá de cardamomo

chás que curam gasesEsse é um dos chás mais famosos para o tratamento de gases e também um dos que mais surtem efeito, sendo da família do gengibre, que também é muito benéfico para a saúde. Seus frutos e sementes são conhecidos por beneficiarem o trato digestivo e utilizados em países orientais há milhares de anos.


Seu chá deve ser bebido assim que você terminar suas principais refeições e sem adoçar, para que ele possa auxiliar no processo da digestão e minimizar a produção de gases.

Para preparar o seu chá de cardamomo é preciso de 15 gramas de cardamomo e 1 litro de água filtrada. Coloque a água para aquecer e espere até que ela ferva. Ao chegar no ponto de fervura, desligue a chama e adicione os cardamomos à água. Deixe que a erva faça infusão por alguns minutos, depois coe e consuma o chá ainda morno.

Chá de hortelã

chás que curam gasesAlém de possuir um aroma inconfundível e muito agradável, a hortelã é muito benéfica para a nossa saúde. É um chá conhecido para combater os sintomas da gripe, mas também pode ser utilizado para auxiliar o processo digestivo e diminuir a produção de gases.

É um chá de fácil preparo e sua folha é facilmente encontrada. Para preparar seu chá de hortelã, você só vai precisar de duas colheres de sopa de hortelã seca, um litro de água e mel. Deixe a água esquentar até que ela atinja seu ponto de fervura. Em seguida, adicione a hortelã e deixe a folha em infusão por alguns minutos. Coe seu chá e adoce com uma colher de sopa de mel, se preferir.

Chá de erva doce

chás que curam gasesA erva doce é conhecida também por funcho, e é um dos chás mais conhecidos para o combate aos gases. Entre suas maiores vantagens está o fato de que toda a planta pode ser aproveitada e consumida, mesmo que seu chá seja feito apenas com as sementes, normalmente.

Para a preparação do chá de erva doce, você vai precisar de duas colheres de sopa de erva doce seca, um litro de água e mel, caso queira adoçar. Ferva a água e depois de desligar o fogo, adicione a erva doce. Deixe a erva em infusão por alguns minutos, coe o chá e adicione o mel antes de beber.

Já falamos em outro artigo sobre as fibras alimentares. Sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *