Saude

Inchaço nas mãos -por que ocorre?


Confira por que acontece, como cuidar do inchaço nas mãos e dicas para evitar que ocorra.

As mãos podem ficar inchadas por diversos fatores dentre eles podemos destacar: calor excessivo, alergias, contusões, hipertensão, diabetes, problemas crônicos de circulação entre outras. Os movimentos repetitivos também podem ser responsáveis pelo inchaço das mãos. Quando ocorrer com muita frequência o ideal é procurar um médico para saber o porquê está ocorrendo o inchaço.

 inchaço nas mãosO que pode causar o inchaço nas mãos?

O inchaço nas mãos pode ser em decorrência de alguma coisa que não vai bem no organismo ou mesmo por fatores externos, é muito importante saber a causa do inchaço, por este motivo é importante consultar um médico para tirar as dúvidas.

 inchaço nas mãosVeja algumas das causas mais comuns:

Menstruação: A mulher quando fica no seu período menstrual tem o aumento do estrogênio que ajuda na retenção de líquidos causando o inchaço.

Medicamentos: O uso de alguns remédios pode proporcionar o inchaço, entre eles estão: laxantes, diuréticos, antidepressivos, corticoides, anticoncepcionais, anti-inflamatório, anti-hipertensivos e anti-inflamatórios.

-Calor: Quando está muito calor as veias ficam dilatadas e aumenta a pressão arterial. O corpo tenta equilibrar a temperatura e por este motivo acaba causando o inchaço nas mãos.

-Exercícios físicos: O corpo quando está em movimento acaba retendo o liquido para amenizar a perda de liquido durante o treino, ocasionando assim o inchaço. Os exercícios são necessários para manter a nossa saúde, mas devem ser moderados conforme a disponibilidade de nossas forças. É importante repor o liquido perdido na atividade para evitar o desconforto do inchaço.

Alergias: O inchaço na mão pode ocorrer por uma alergia a produtos, mordida de insetos e a ingestão de algum alimento.

Trombose: As mãos podem ficar inchadas e com sensação de dormência. Isto acontece porque existe uma formação de coágulos na corrente sanguínea prejudicando a circulação e consequentemente causando o inchaço.

Insuficiência cardíaca: O coração não consegue bombear o sangue por todo o corpo e acaba causando o acumulo de sangue nas veias das mãos deixando-as inchada.

Pancada: As mãos podem ficar inchadas com contusões, torções, quedas e acidentes.

O uso excessivo de sal: O sal em excesso é muito prejudicial à saúde, causa hipertensão, retenção de liquido e inchaço.

Problemas renais: Os rins são muito importantes para a eliminação dos líquidos acumulados no corpo. Quando não estão funcionamento corretamente pode ocasionar inchaço nas mãos e pés.

Gravidez: A gravidez pode ocasionar inchaço porque ocorre muitas alterações hormonais que levam a retenção de liquido.

 inchaço nas mãosO que podemos fazer para diminuir o inchaço nas mãos?

Existem alguns tratamentos naturais que podem auxiliar a diminuir os sintomas, mas em casos mais graves o ideal é procurar um médico para trocar ideias sobre o assunto. Dentre algumas das alternativas naturais estão:

Gengibre: É um anti-inflamatório natural.

-Vitamina C: a laranja, acerola e o kiwi, possuem muita vitamina C o seu consumo melhora a circulação sanguínea.

-Sulfato de magnésio: Está presente no alecrim e açafrão equilibra o sistema nervoso. Também é encontrado no zinco em suplementos vitamínicos.

-Alho, castanha E cebola: Ajuda na eliminação de líquidos acumulados, melhorando a circulação sanguínea.

Há quem goste de tomar chá diuretico também , sugiro a leitura do artigo.

Importante

Sempre procure seu médico, as informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Espero ter ajudo a tirar algumas dúvidas de o porquê ocorre o inchaço das mãos. Cuide-se!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *