Chá de Boldo: tudo sobre este chá


O boldo ou até mesmo o chá de boldo é um dos mais conhecidos por suas ações digestivas e suas propriedades benéficas para o corpo. Esse chá é um dos mais consumidos atualmente quando o assunto é uma boa digestão, mas ele também possui propriedades que podem favorecer outros aspectos do corpo inclusive de quem tem uma vida fitness.

Se você quer saber mais sobre o boldo, conhecer para que ele serve, quais são suas propriedades e benefícios, assim como aprender a fazer o chá e outras receitas, continue lendo a seguir! Você não se arrependerá.

Chá de Boldo: tudo sobre este chá (Foto: Divulgação)

Para que serve o boldo?

O boldo é uma planta rica em propriedades medicinais que já são usadas pelos chilenos há muitos e muitos anos. A erva possui várias partes, mas apenas a folha é usada para promover benefícios ao organismo, podendo ser usada em chás, extratos ou em tintura.

O boldo é antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidante, calmante, laxante, diurético e digestivo. Sua principal função é diminuir as reações provocadas no corpo por bactérias e fungos. Entretanto o boldo também pode ser usado para combater inflamações e a infecção biliar, e ainda protege o corpo dos radicais livres. Sendo calmante, o boldo tem o poder de deixar totalmente relaxado aqueles que o consomem, por isso também é usado antes de dormir com o intuito de melhorar o sono.

Chá de Boldo: tudo sobre este chá (Foto: Divulgação)

Benefícios do Chá de Boldo

Todos os benefícios do chá de boldo são provenientes da planta e incluem algumas coisas já mencionadas anteriormente. O chá de boldo pode contribuir para a melhora do funcionamento do fígado, além de também contribuir para diminuir a azia.


O chá de boldo também contribui para diminuir os efeitos das bebidas alcoólicas, como a ressaca. Outros benefícios são: auxílio na digestão, efeito calmante, diminuição dos gases, auxilia o tratamento de gastrite, alivia os sintomas da intolerância alimentar, auxilia o tratamento de problemas na vesícula biliar, atua como antioxidante, entre outros.

Chá de Boldo: tudo sobre este chá (Foto: Divulgação)

Chá de Boldo contra gases e má digestão

Se você quer aprender a fazer chá de boldo para evitar ou acabar com gases e com a má digestão, poderá anotar os ingredientes e ver o modo de preparo a seguir:

– 1 colher de sopa de erva-doce;

– 1 saqueta de chá de boldo;

– 300 ml de água;

Você deve ferver todos os ingredientes e depois deixar repousando por cerca de dez minutos. Depois você deve coar e tomar o chá quando ele ainda estiver morno. Evite adoçar o chá.

Chá de Boldo: tudo sobre este chá (Foto: Divulgação)

Chá de Boldo para o funcionamento do fígado

O bom funcionamento do fígado também é importante, por isso se você está com algum problema, anote a receita para fazê-la sempre que precisar!

– 1 litro de água;

– 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas;

– 2 gramas de alcachofra;

Você deve ferver todos os ingredientes por 3 minutos e depois coá-los. O chá deve ser tomado ao longo do dia agindo como um substituto da água.Pra quem curte chá, pode gostar de ler a máteria sobre o chá diuretico que é bem legal tambem.

Além de chá, você também pode consumir o boldo através do extrato seco, sendo indicado ingerir até 100 mg/dose até três vezes ao dia.

Sugestões ou dicas de novos artigos mandem nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *