Ceviche: receita de peixe saudável, prática e saboroso


Ceviche é uma receita antiga e saborosa, conheça seus benefícios pro corpo e como ajuda a ter mais saúde.

Os peixes estão entre aqueles alimentos que não podem faltar em sua mesa. Além de possuírem um alto valor proteico, eles são fontes de ômega 3, componente essencial ao organismo.

ceviche peixe

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que se consuma 12 kg de peixe a cada ano. No Brasil, o consumo de pescado vem aumentando cada vez mais. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de peixe no Brasil é de 14,4kg por habitante, por ano – superando, assim, a marca mínima recomendada pela OMS.

Existem diversas formas de explorar esse ingrediente tão rico e o ceviche é uma opção saudável, prática e saborosa. Mais conhecido como sendo um dos mais tradicionais pratos peruanos, se você visitar o país, não pode deixar de prová-lo. Além do Peru, o Panamá também oferece um dos melhores ceviches do mundo. Ali, se você experimentar um dos restaurantes perto do Mercado de Mariscos, com certeza terá uma experiência gastronômica incrível. Então, o que exatamente é ceviche e por que ele é uma opção saudável?

Apesar de sua popularização tardia, o ceviche é consumido a mais de dois mil anos por diversos povos da América Latina, incluindo os incas, e é conhecido como um prato tipicamente peruano. Ele tem como base peixe cru marinado em uma solução cítrica e ácida – de preferência em suco de limão. O peixe cru, ao entrar em contato com essa solução cítrica, passa por um processo químico em que a sua proteína se desnatura, dando ao pescado uma textura e uma cor diferente. Em outras palavras, você terá um peixe com uma cor e uma textura de um peixe cozido, mas com o frescor de um peixe cru.

ceviche


 Fonte: Wikimedia

Dependendo do tipo de pescado utilizado, uma porção média de ceviche, que leva cerca de 85 g de peixe, fornece entre 15 a 30 gramas de proteína. A proteína é um componente essencial para o fortalecimento do corpo e construção e manutenção dos tecidos e órgãos. Uma porção de ceviche também possui um baixo teor calórico, ficando em torno de 200 a 300 calorias a depender dos ingredientes adicionados e o do peixe escolhido.

Por ter como elemento básico o peixe, o ceviche também é uma ótima fonte de ômega 3. Esse composto nutricional auxilia na redução do colesterol, diminui o risco de doenças cardiovasculares, além de reduzir o risco de demência e proteger as células cerebrais.

Vitamina B-12 é outro nutriente importantíssimo presente nos pescados. Ela é necessária na criação de glóbulos vermelhos, na manutenção dos tecidos e funcionamento do sistema nervoso, além de ativar enzimas responsáveis por converter gordura em energia.

Além disso, os demais ingredientes utilizados na preparação do ceviche, como o suco de limão, cebola e a pimenta, fazem sua parte adicionando uma boa quantidade de vitaminas C, B, A, K e E, além de potássio, manganês e biotina.

Receita de Ceviche Peruano

Na hora de preparar um tradicional ceviche peruano, você precisará de:

500 g de peixe – de preferência branco, como Linguado, Tilápia e Robalo

Suco de 8 limões

1 cebola roxa

Coentro a gosto

Pimenta dedo de moça a gosto

Sal

Pimenta do reino

Azeite

Depois de limpar o filé de peixe, corte-o em cubos e deixe-o em um recipiente. Aqui, a dica é colocar um outro recipiente com gelo por baixo para manter a baixa temperatura.

Em seguida, corte a cebola à Julienne (em tiras bem finas), retire as sementes da pimenta dedo de moça e corte-a em cubos pequenos. Faça o mesmo com coentro. Adicione os ingredientes cortados ao peixe.

Depois de misturar o peixe, a cebola, o dedo de moça e o coentro, é hora de adicionar o suco de limão e o azeite e temperar com sal e pimenta do reino a gosto.

Sirva o ceviche imediatamente.

Pra quem quer emagrecer, sugiro ler o artigo sobre o inibidor de apetite que é bem legal.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *