Caspa: por que ocorre? Como eliminar?


Sabe quais as causas para a caspa? Veja como controlar esse incômodo agora, clicando aqui!

É verdade que as caspas incomodam muito! Além da coceira que provoca na cabeça, conferindo um aspecto oleoso  e sujo para os fios de cabelo,  a caspa pode causar uma aparência de falta de asseio pessoal. Algumas pessoas até chegam a pensar que as caspas aparecem apenas quando os cabelos não foram lavados de forma satisfatória. Isso sem falar naquele pó branco que fica em cima do nosso ombro quando usamos uma camisa escura (preta, azul marinho ou cinza escuro)! De fato, a caspa causa desconforto!

caspa

Existem no mercado muitos produtos que prometem diminuir os efeitos da caspa e conferir um aspecto mais limpo para os fios. Entretanto, muitas pessoas não estão cientes que a caspa pode ser fruto de uma irritação do couro cabeludo e que por consequência, exigirá uma avaliação criteriosa de um especialista dermatologista (médico).

Nesse artigo de hoje, vamos dar dicas para que o leitor possa idenntificar esse problema, conhecendo as principais causas e a melhor forma para controlar as caspas. Siga essa leitura!

Como acontece a caspa?

O couro cabeludo é formado de pele, que descama devido à perda de células mortas e à chegada de células vivas. A descamação fininha é normal, mas, quando a pessoa perde pedaços de pele, os floquinhos mais brancos, trata-se de uma inflamação chamada dermatite seborréica, o nome técnico da caspa. Em casos extremos, a caspa (dermatite seborréica) pode atrair fungos, provocando mais irritação, coceira e a proliferação para outras regiões como sombrancelhas, maças do rosto e entre os seios.

caspa tratamento

Principais causas:

  • o clima seco do outono/inverno;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • o stress, porque o estímulo nervoso faz as células se dividirem mais rapidamente;
  • alterações hormonais (suprarenais e tireóide);

Como eliminar?

A má notícia e que não há cura definitiva para esse incômodo, porém a caspa pode ser controlada. A primeira providência é comprar um xampu com ação anticaspa. Um bom produto pode funcionar de verdade e diminuir os efeitos.

Onde comprar shampoo anti caspa?

No supermercado extra você tem algumas opções, confira aqui:

botao extra

Os produtos que funcionam  possuem em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular. Entre as duas substâncias mais comuns estão o zinco e o cetoconazol. Há apens uma única forma de saber qual funciona melhor para você: experimentando. Atualmente esse produtos são  desenvolvidos de forma que condicionam e hidratam os fios, ao contrário dos mais antigos, que ressecavam o cabelo, conferindo um aspecto de “palha ressecada” para os cabelos.

Ressalta-se ainda, que em casos de descamação forte,  procure o dermatologista que poderá receitar medicamentos via oral. Todavia, fica o alerta: se os cuidados forem interrompidos, a caspa poderá voltar com força total!

Mudando os hábitos:caspa funciona

  • Lave os cabelos todos dias com água morna (mais para fria que quente);
  • Para que as escamas não se acumulem,  seque com o secador;
  • Não use a unha na hora de lavar, apenas a polpa do dedo;
  • Não mexa nos fios o tempo todo, isso aumenta a oleosidade;
  • Se já possui oleosidade em excesso, siga uma alimentação com menos gordura e açúcares;
  • Sempre que possível, vá para o sol (da manhã ou do fim da tarde) que é um anti-infl amatório natural;

Essas foram as nossas dicas de hoje para quem quer evitar e controlar as caspas. Fique atento ao nosso site, que tem sempre sugestões para auxiliar os cuidados com a saúde e o corpo.

Já falamos em outro artigo sobre dicas para cabelo repicado, sugiro a leitura! Também ja abordamos o famoso botox capilar

Há espaço destinado para comentários e sugestões, para entrar em contato com a equipe de redação. Sejam sempre bem vindos!

 

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *