Cabelos oleosos – Dicas de cuidados e mais


Tem cabelos oleosos? Veja como cuidar deles e deixá-los lindos e maravilhosos!

Os cabelos oleosos são um grande dilema da humanidade, pois geralmente podem afetar a autoestima e até mesmo causar um grande desconforto. Todos os cabelos precisam da oleosidade para se manterem saudáveis, mas o problema surge quando essa oleosidade está presente em excesso, deixando o cabelo com aspecto de sujo de um dia para o outro.

A oleosidade pode ser causada por diferentes fatores, como a realização de escovas progressivas, pelo uso de secador muito quente, pelo uso de produtos inadequados para seu tipo de cabelo, por banhos muito quentes, pelo uso de medicamentos ou até mesmo pela exposição a ambientes com alto teor de gordura. Para driblar a oleosidade e conseguir um cabelo limpo por mais tempo, confira as dicas que separamos a seguir!

cabelos oleososNão lave seus cabelos diariamente

Muitas pessoas com cabelo oleoso acham que precisam lavar o cabelo todos os dias para evitar que ele fique com oleosidade, mas isso tem um resultado totalmente ao contrário. O mais indicado é lavar o cabelo dia sim e dia não, pois isso mantém um certo equilíbrio.

Dessa forma você irá retirar o excesso de óleo e as glândulas sebáceas não serão estimuladas a produzir mais oleosidade. Quem lava todos os dias até pode notar alguma mudança, mas na maioria dos casos o efeito é reverso: ocorre a produção de ainda mais sebo. Por isso, para conseguir efeitos benefícios, lave o cabelo dia sim e dia não.

Use os produtos adequados

Quando falamos de produtos adequados, estamos englobando shampoos, condicionadores, cremes e máscaras de hidratação, nutrição e reparação. Existem produtos para todos tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados, crespos, assim como para cabelos oleosos.

Você deve dar preferência aos produtos voltados para cabelos oleosos, sempre observando a quantidade de sulfato de sódio que há na fórmula (quanto menor sua presença, melhor). Entretanto, o uso desses produtos também pode provocar ressecamento, por isso é essencial sempre fazer hidratações e nutrições indicadas para seu tipo de fio.


Evite água quente no banho

Como mencionamos no início, tomar banho com água quente é um dos principais motivos do excesso de oleosidade no couro cabeludo. Quem lava os fios com água extremamente quente acaba deixando os fios ainda mais oleosos, por isso o ideal é sempre lavar com água morna para fria.

Qualquer contato que o cabelo tiver com água muito quente já pode estimular as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, por isso é essencial que você regule a temperatura da água antes de entrar no banho.

cabelos oleososCabelos oleosos tratamento caseiro

Seguem 3 truques que podem ser uteis:

  • A primeira receita é bater uma maçã, ½ limão e ½ copo de água mineral no liquidificador. Depois é só espalhar pelo cabelo e deixar de 15 a 20 minutos. Após esse tempo enxágue normalmente. Você pode repetir esse procedimento uma vez por semana.
  • Uma outra opção para dar adeus à oleosidade dos fios é misturar uma colher de vinagre branco e 2 colheres de água. Você vai lavar o cabelo normalmente com shampoo neutro e suave. Em seguida, após enxaguar, deite os cabelos na mistura por alguns minutos e depois lave com água morna.
  • O ultimo truque leva suco de um limão, 1 colher (café) de óleo de argan e outra de mel, 4 folhas de hortelã e 1 laranja picada. Você irá bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo de argan. Só então, misture o óleo e aplique em mechas de cabelo. Deixe a mistura agir por cerca de 40 minutos e depois lave com shampoo neutro.

Outros cuidados importantes

Na hora de usar secadores, chapinhas ou outros equipamentos que emitam calor, passe um protetor térmico. Além disso, se for possível, mantenha o equipamento o mais longe possível do couro cabeludo para não danificá-lo. Se for possível, não use nenhum desses equipamentos, mas caso você não consiga, siga essas dicas para amenizar os impactos.

Se alimentar bem e manter a hidratação diária também é essencial para a boa saúde dos fios e do seu corpo em geral.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o cabelo marsala que é bem legal, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Referências: gaucha ZHRevista Claudia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *