Calendário Menstrual – o que é? Como funciona?


O calendário menstrual também é muito conhecido como tabelinha, sendo um método para engravidar ou para acompanhar o seu ciclo menstrual mais de perto. Muitas mulheres usam com o único intuito de encontrar seus períodos mais férteis para engravidarem, mas você também pode usar como uma forma de se prevenir e cuidar mais de si.

O calendário menstrual, ou seja, tabelinha, é um método usado há muito tempo pelas mulheres, sendo a única forma de se cuidar antes de existirem as pílulas anticoncepcionais e os demais métodos contraceptivos. A seguir, saiba mais sobre o calendário menstrual e veja como funciona.

calendário menstrualComo funciona o calendário menstrual?

O calendário menstrual é um método que pode ajudar a mulher a engravidar mais rápido, assim como pode ser muito útil para ficar ciente do seu ciclo menstrual completo. Através do calendário menstrual a mulher fica ciente do seu período fértil e de quando há maiores chances de engravidar, por isso pode ser eficaz principalmente para quem busca uma gestação.

Se você tiver o intuito de usar essa tabelinha como o único método para evitar uma gravidez, não indicamos, pois não se trata de um método totalmente eficaz. Você pode usá-lo, mas recomendamos usar outro método junto. O período fértil da mulher geralmente é de 5 dias e depende de quando ocorreu sua menstruação, por isso esse calendário pode funcionar. No entanto, nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual regular, o que pode interferir na tabelinha.


calendário menstrualComo obter o calendário menstrual online?

Há algumas ferramentas online que te ajudam a conseguir o calendário, basta que você informe alguns dados como o primeiro dia de sua última menstruação e a quantidade de dias que geralmente dura o seu ciclo menstrual. Depois disso, a ferramenta realiza os seus cálculos e lhe gera um calendário menstrual por onde você pode se guiar.

Nesse tipo de ferramenta, o resultado dependerá totalmente de você e das informações fornecidas, por isso certifique-se de colocar informações que realmente correspondam a você e ao seu ciclo.

Benefícios e malefícios do calendário menstrual

A tabelinha possui suas vantagens, assim como desvantagens. Antes de optar por esse método, recomendamos que analise com cuidado os dois lados e tome sua decisão baseada no que acha que será mais benéfico para você.

Entre as vantagens do calendário menstrual, está o fato de que a mulher poderá se conhecer melhor e não é um método com efeitos colaterais, como os outros métodos contraceptivos. Além disso, é um método gratuito e não interfere na fertilidade feminina, exigindo apenas muita observação e cuidado.

No entanto, não é um método 100% eficaz para quem deseja evitar a gravidez. É preciso que você tenha disciplina e observe muito bem seu ciclo para fazer as anotações necessárias todos os meses. Além disso, não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Como fazer o seu calendário menstrual

Você também pode criar o seu próprio calendário, anotando os dias da sua menstruação em um papel, para assim poder fazer as contas. Se o seu ciclo durar sempre 28 dias, anote o seu primeiro dia de menstruação e conte 14 dias. Depois disso você estará em seu período fértil.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o estimulante sexual feminino que é bem interessante, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *