Métodos Contraceptivos – Conheça os mais eficazes!


Os métodos contraceptivos estão se tornando cada vez mais comuns e ajudam a mulher não somente a não engravidar, mas também aliviam vários sintomas indesejáveis da TPM e alguns podem até contribuir para uma pele mais saudável, livre de espinhas e oleosidade.

Grande parte das mulheres hoje em dia fazem uso de algum método contraceptivo, mas somente alguns deles são realmente eficazes. Saber quais são e se certificar de inseri-los no seu dia a dia é fundamental para evitar uma gravidez indesejada e, se for o caso, usufruir dos demais benefícios que esse método possa oferecer.

Métodos ContraceptivosQuais são os métodos contraceptivos mais eficazes?

Um dos métodos contraceptivos mais eficazes são aqueles que impedem a ovulação feminina por meio de hormônios, como as pílulas anticoncepcionais. Existem centenas de pílulas desse tipo no mercado e elas apresentam uma eficácia de 99%. Qual pílula deve ser consumida por cada mulher, deve ser decidido somente por um ginecologista que avaliará cada caso individualmente.

Entretanto, as pílulas não protegem as mulheres contra as doenças sexualmente transmissíveis, por isso é bom pensar em outro método que ofereça essa proteção, como a camisinha. A camisinha é o único método contraceptivo que protege contra essas doenças, mas existem outros métodos que são tão eficazes quanto a pílula para evitar a gravidez, como: anel vaginal, diafragma e adesivo.


Métodos ContraceptivosComo funciona o anel vaginal?

O anel vaginal é um método hormonal feito de silicone que é inserido no fundo da vagina. Quando falamos assim, ele parece ser um grande incômodo e parece causar muita dor, mas é totalmente ao contrário. Ele já foi projetado para não causar a mulher nenhum tipo de desconforto, nem mesmo durante a relação sexual.

A sua ação para impedir a gravidez ocorre ao liberar a progesterona e o estrogênio, assim como as pílulas anticoncepcionais. Esse anel deve ficar no local por três semanas, sendo retirado durante uma semana para a menstruação e depois recolocado.

Métodos ContraceptivosDo que se trata o diafragma?

O diafragma também é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e muito conhecido, pois impede que os espermatozoides cheguem ao útero. Ele também se trata de um anel flexível, mas possui uma película de borracha com dois lados, um côncavo e um convexo, devendo ser colocado na frente do colo do útero. Ele pode ser inserido no local pela própria mulher, logo antes da relação sexual. Ele não deve permanecer no corpo por mais de 12 horas.

O diafragma pode ser higienizado e reutilizado quantas vezes você quiser. Como ele só é usado durante a relação, ele não traz nenhum benefício relacionado aos sintomas da TPM. Para usufruir desses benefícios, a dica pode ser consumir a pílula anticoncepcional, assim você terá ainda mais garantia de que não engravidará e poderá receber alívio nas cólicas e em outros sintomas.

A escolha do método contraceptivo ideal depende somente de você e do seu médico, por isso não hesite em se consultar e receber a orientação necessária para que tudo ocorra bem.Já falamos aqui também sobre o estimulante sexual feminino, que pode ajudar na hora H.

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *