Saude

Entenda a importância da manutenção do ar-condicionado


Seja no verão ou no inverno, o ar-condicionado é essencial para manter uma temperatura agradável do ambiente, seja para trabalhar, relaxar em casa ou mesmo dormir. Nada melhor que deixar o calor do lado de fora e aproveitar uma temperatura fresca e revigorante, isso melhora nosso humor e disposição e nos torna muito mais preparados para as tarefas do dia a dia. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esse aparelho, seja o ar condicionado 12000 BTUS ou qualquer outro modelo, precisa de manutenções periódicas, e a falta disso é altamente prejudicial à vida útil do aparelho e à nossa saúde. Por isso, hoje preparamos esse texto para que você descubra a importância da limpeza e da manutenção do seu equipamento de ar condicionado. Continue acompanhando!

Manutenção preventiva e corretiva

manutencao ar condiconado

Antes de entendermos a importância da manutenção do ar condicionado, precisamos compreender os dois tipos diferentes que podem ser realizados no seu aparelho.

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, é aquela que visa aos cuidados periódicos com o equipamento de ar condicionado, sem que haja um problema iminente. Enquanto que a manutenção corretiva é realizada somente quando algo já impede o funcionamento da máquina.

Embora a manutenção corretiva seja muito útil para solucionar problemas pontuais, o ideal é investir na manutenção preventiva do ar condicionado, porque evita que você fique suscetível a falhas repentinas, que provocam gastos, perda de tempo e diminuição da qualidade do seu ar, pondo sua saúde em risco.

Por que fazer a manutenção?

Os equipamentos que não são devidamente higienizados e revistos periodicamente oferecem sérios riscos à saúde, porque acumulam sujeiras, poluentes químicos, físicos e biológicos do ambiente, e os espalham novamente pelo ar. 

Fungos, bactérias e monóxido de carbono acumulado nos condicionadores de ar causam uma série de doenças, como problemas respiratórios crônicos, infecções respiratórias, ressecamento dos olhos, congestão nasal e até mesmo câncer pulmonar. Além disso, pessoas que já têm doenças respiratórias como asma ou problemas de inflamação da mucosa nasal, como rinite e sinusite, podem ter sintomas agravados quando expostas a um ar condicionado de má qualidade.

Redução do consumo de energia

Além de reduzir problemas de saúde, a manutenção periódica do aparelho de ar condicionado também diminui consideravelmente o consumo de energia.

Um ar condicionado 9000 BTUS gasta em média 17,5 kWh, um consumo equilibrado de energia elétrica, porém, sem a manutenção, o sistema de refrigeração é sobrecarregado e precisa fazer muito mais força para conseguir operar sem perdas, o que aumenta exponencialmente o gasto de energia elétrica e eleva sua conta de luz às alturas. A solução para esse problema é simples, basta realizar a manutenção preventiva do aparelho periodicamente.

Aumento da vida útil do aparelho

Instalação e manutenção de ar condicionado são dois assuntos que precisam andar de mãos dadas. Após a instalação, você vai precisar de manutenção para sempre, não somente pela saúde, que é o mais importante, mas também pela redução do consumo de energia, como vimos, e também da própria vida útil do aparelho.

Os condicionadores de ar que passam longos períodos sem qualquer tipo de higienização ou manutenção podem ter as peças e o funcionamento danificados permanentemente, sendo necessária a troca das partes da máquina ou dela por completo.

Por isso, ao comprar seu aparelho de ar condicionado, lembre-se de que é fundamental tomar todos os cuidados para garantir um ar de qualidade, sem comprometer o desempenho do equipamento e principalmente a saúde das pessoas. Isso vale para todos os modelos, seja um ar condicionado portátil, um ar condicionado de janela, ou qualquer outro. 

Agora que você já sabe a importância de cuidar do seu aparelho, não deixe de entrar em contato com uma empresa de manutenção de ar condicionado para deixar tudo em ordem e evitar dores de cabeça no futuro!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *