Benefícios do ovo na Alimentação: conheça todos eles!


Gosta de comer ovo? Conheça todos os benefícios do ovo na alimentação e se ele realmente aumenta o colesterol ou não.

O ovo é um alimento que nunca sai de moda. Seja me saladas, sanduíches, omeletes ou o que sua imaginação culinária mandar, ele sempre está presente. Apesar de muita polêmica sobre o colesterol, muitos médicos continuam recomendando seu consumo, ainda mais se você faz dieta e quer evitar carnes gordurosas. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios do ovo, que não são poucos e dar dicas de tudo sobre ele.Acompanhe conosco.

Benefícios do ovo na Alimentação

ovo beneficios alimentacao

Auxilia no emagrecimento

O ovo é considerado um alimento funcional, pois como é rico em proteínas que tornam a digestão mais lenta, a sensação de saciedade também é prolongada.

Fonte de vitaminas e minerais

Os ovos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, boas gorduras e vários outros nutrientes menos conhecidos.

Um ovo grande contém:

  • Vitamina B12;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B5;
  • Selênio.

O ovo também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e muitos mais. Olhe suas propriedades nutricionais:

Valores proporcionais a 100 g de ovo (duas unidades)
Propriedades Ovo cru Ovo cozido Ovo frito
Calorias 143 kcal 146 kcal 240 kcal
Proteínas 13 g 13,3 g 15,6 g
Gorduras 8,9 g 9,5 g 18,6 g
Carboidrato 1,6 g 0,6 g 1,2 g
Colesterol 356 mg 397 mg 516 mg
Cálcio 42 mg 49 mg 73 mg
Fósforo 164 mg 184 mg 422 mg
Vitamina A 79 mcg 32 mcg 94 mcg

Bom para os músuclos

beneficios do ovo


O ovo ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina – aminoácido que compõe a proteína da clara. Esse ingrediente, aliás, é bastante usado nos suplementos nutricionais para o ganho de músculos, como por exemplo a albumina. Por isso a clara é a queridinha de atletas e praticantes de musculação. Para emagrecer sem ficar flácida, você também pode adotá-la com mais frequência que a gema. Mesmo porque a clara tem apenas 15 calorias e não carrega gordura nem colesterol.

Testosterona

O ovo é extremamente importante para o ganho de massa muscular não só em virtude de sua alta concentração de proteínas de qualidade, mas também porque seu consumo regular promove um dos objetivos mais perseguidos pelos fisiculturistas: o aumento nos níveis de testosterona. A testosterona estimula o crescimento dos músculos, de modo que níveis altos desse hormônio possuem um efeito extremamente positivo.

E o colesterol?

A verdade é que muito se fala a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve nenhum estudo que seja conclusivo conseguiu comprovar esta teoria. Saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 5 ovos por dia durante 3 meses. Querem saber o resultado? O colesterol baixou…

Qual a melhor maneira de se consumir o ovo?

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias. Porém, ele também é uma opção interessante como omelete feito com pouco ou sem óleo em uma frigideira antiaderente. Mas use sua criatividade, já falamos aqui de otimas receitas de omelete por exemplo.

Conclusão

Esperamos que as informações sobre os benefícios do ovo tenham sido úteis pessoal. Já falamos aqui também para quem sofre com ronco sobre o silent snore, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *