Anticoncepcionais fazem mal? Saiba a verdade aqui!


Veja como funciona a pílula anticoncepcional e se é verdade que os anticoncepcionais fazem mal.

Há diversos métodos contraceptivos atualmente com ou sem hormônios, mas a pílula anticoncepcional, continua sendo a mais usada pelas mulheres, seja pelo preço, seja pela acessibilidade, ela é a preferida. Ela pode sim, facilmente, trazer benefícios para a saúde quando usada com acompanhamento médico correto. Entretanto, como sua venda é discriminadamente sem receita médica nas farmácias brasileiras, muitas mulheres acham que basta escolher uma e tomar, não existindo consequências. Confira no texto quando a Pílula Anticoncepcional pode te ajudar e quando ela pode acabar com a sua saúde:

Anticoncepcionais fazem mal mesmo?

pilula anticoncepcional faz mal

Para entender como a Pílula Anticoncepcional pode fazer bem ou mal, precisamos entender como ela funciona. A pílula foi criada em 1960 e foi evoluindo conforme os anos foram passando, atualmente, ela consta com 98% de eficácia em geral. Veja seu funcionamento no corpo:

O corpo feminino produz 4 hormônios diferentes, que possibilitam a gravidez. São eles:

  1. FSH
  2. LH
  3. Estrogênio
  4. Progesterona

O FSH e o LH são liberados pela hipófise (região cerebral) e possibilitam a formação do Estrogênio e da Progesterona. Esses dois primeiros, são os que permitem a ovulação e futuramente a fecundação do óvulo.

A Pílula Anticoncepcional tem a função de injetar o Estrogênio e a Progesterona de forma sintética no seu corpo. Com isso ocorrendo, a hipófise entende que não é necessário produzir o FSH e o LH, sendo assim, sem a produção dos dois hormônios, não ocorre a ovulação.

E quais são os riscos disso para a saúde?

Ao passar no ginecologista para averiguar a possibilidade de tomar a Pílula Anticoncepcional, a primeira coisa que o médico faz (ou deveria fazer) é pedir exames de sangue para ver os níveis dos seus hormônios FSH e LH, baseado nisso, ele indicará a pílula ideal para sua dosagem hormonal.


Anticoncepcionais fazem mal

Com o uso da Pílula  sem acompanhamento médico, você estará ingerindo dosagens de hormônios a mais ou a menos do que necessita, isso pode causar:

  • Embolia
  • Trombose
  • Coágulos Sanguíneos
  • Doenças Cardiovasculares
  • Doenças Hepáticas
  • Varizes e muitas outras

Isso ocorre porque os hormônios estão diretamente relacionados a circulação sanguínea e quando ingeridos de forma menor ou maior que o devido, causam coágulos ou doenças quem dificultam a circulação do sangue.

Não devo tomar Pílulas Anticoncepcionais?

Muito pelo contrário. As Pílulas Anticoncepcionais, em muitos casos, podem ser essenciais para evitar algumas doenças ou transtornos no ovário. Como:

  • Ovário Policístico
  • Endometriose
  • Miomas
  • Alterações Hormonais
  • TPM severa e dores de cabeça

Todo medicamento sem acompanhamento médico, torna-se nocivo a saúde se utilizado de forma errônea. Por isso, ao sentir a necessidade de utilizar um anticoncepcional, deve-se, primeiramente, procurar ajuda de um médico para que ele possa fazer exames e entender melhor o que é seguro te dar.

Outra indicação também, é não acreditar em tudo que o primeiro médico disser. Sabemos que hoje há muitas opiniões adversas e devemos sempre suspeitar e buscar segundas ou até terceiras opiniões e diagnósticos, principalmente quando o assunto é sua saúde. A intenção, não é ficar com receio de tudo, mas sim, procurar a melhor opção para seu corpo.

Espero que tenham entendido os malefícios e benefícios das Pílulas Anticoncepcionais.

Obrigada por ler até aqui e até breve!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *