Alimentação

Alimentos Reguladores: para que servem? Quais são?


Conheça tudo sobre os famosos alimentos reguladores: quais são,  como eles funcionam , o que fazem e muito mais

Nos dias de hoje, as pessoas estão prestando mais e mais atenção aos alimentos que consomem, na busca de ter qualidade de vida e mais saúde. E alguns desses alimentos são os chamados alimentos reguladores, assunto este que tem aparecido bastante na mídia e sobre o qual vamos explicar melhor no artigo de hoje. Todavia, antes de explicar o que são alimentos regulamentares, é importante compreender as várias funções dos alimentos e suas categorias:

Alimentos Energéticos: Este grupo de alimentos fornece vitalidade para as atividades diárias e o funcionamento do metabolismo. Exemplos: Carboidratos como arroz, macarrão, batata, mandioca, pão e farinha.
Alimentos construtores: têm a função de reconstruir e manter o tecido muscular e ósseo. Exemplo: proteínas de origem animal como carne, frango, peixe, ovos, leite; bem como leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e soja.

A outra categoria são os alimentos reguladores, sobre os quais explicaremos melhor a seguir…

O que são os Alimentos Reguladores

alimentos reguladores

Indo direto ao assunto, os alimentos reguladores são aqueles ricos em vitaminas, fibras e minerais que ajudam a manter nosso corpo em equilíbrio. Eles são essenciais para o nosso organismo, pois ajudam a manter as funções orgânicas. Este grupo também é responsável por facilitar a absorção e absorção de nutrientes, garantindo o funcionamento do aparelho digestivo e o transporte das vitaminas pelo organismo.Ou seja, nosso corpo necessita de vários nutrientes todos os dias, e esses alimentos reguladores vão suprir a falta deles, pois são um grupo diretamente relacionado às principais atividades do organismo.

Quais benefícios esses alimentos possuem?

Os alimentos reguladores têm o incrível papel de facilitar a digestão, melhorar o funcionamento do intestino e fortalecer o sistema imunológico.
Eles também podem combater os radicais livres, energizar o corpo e a mente.
Mas de onde vêm tantos aspectos importantes da saúde? O fato é que os tipos de alimentos regulamentares são bastante ricos em muitos nutrientes. É daí que vem seu grande poder.

Ajudam o sistema imunologico – Você já sabe que o sistema imunológico deve proteger o corpo de substâncias nocivas como vírus, fungos, bactérias e parasitas, certo? Alimentos reguladores possuem componentes que atuam diretamente nesse sistema e até ajudam a prevenir infecções por microrganismos.

Quais os melhores para se consumir

Veja alguns deles:

alimentos reguladores

Água – A água é uma parte essencial do nosso corpo e desempenha um papel vital na manutenção de quase todos os principais sistemas orgânicos do corpo. Por isso, vem na lista de alimentos regulamentares.

O que acontece se eu nao consumir esses alimentos?

Além de alterações no funcionamento do intestino, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas – como mencionado acima – a falta de alimentos reguladores na sua dieta alimentar também pode causar sangramento nas gengivas, perda de apetite e estresse.

Alerta importante!

Sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer dieta ou consumo de alimentos. Somente seu médico com seus exames poderá dizer o que voce precisa de verdade ou não. As informações aqui presentes são de domínio público na internet e devem ser consultadas com discrição. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Em conclusão

Esperamos que gostem dessas informações sobre os alimentos reguladores e façam bom proveito.

Já falamos em outro artigo sobre o emagrecedor lipotril , sugiro leitura!

Sugestões e dicas de novos artigos deixe nos comentários!

|Referências: UOL – Abril Saude – CPT


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *