Saude

Afta na Lingua:por que ocorre? como tratar e mais!




Conheça tudo sobre a Afta na língua, esse problema que incomoda e perturba, veja por que ocorre, como tratar e como resolver!

A afta na língua é um problema chato que ocorre com muita gente, com mais frequência do que se imagina. Além disso, pouca gente sabe como fazer para evitar esse tipo de problema. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como isso ocorre e como se trata. Acompanhem conosco.

Afta na Língua – do que se trata?

Se você tambem passa por isso com frequência, nosso artigo pode ser bem util.

Afta na língua

Indo direto ao assunto, a afta, também conhecida como úlcera cândida, ou úlcera aftosa, é uma úlcera bucal aberta ou dolorosa ou ferida. É também o tipo mais comum de úlcera bucal. Algumas pessoas os observam dentro de seus lábios ou bochechas. Eles geralmente são brancos ou amarelos e estão rodeados de tecido macio vermelho inflamado.

Causas da Afta na língua

Podem existir vários motivos, mas os mais comuns são:

  • Infecções virais ou bacterianas
  • Mordidas acidentais
  • Estresse emocional
  • Desequilíbrios hormonais
  • Carência de determinadas vitaminas
  • Consumo de alimentos picantes, ácidos ou salgados
  • Consumo de certos medicamentos
  • Reações alérgicas a alguns alimentos

Ajustar sua dieta para evitar alimentos que agravam feridas na boca pode ser um remédio natural de afta muito eficiente. Alimentos picantes, muito salgados e ácidos podem irritar feridas abertas e interferir com a cura. Suco de abacaxi, molho de tomate, nozes, mariscos e alimentos que contenham vinagre são irritantes comuns. Algumas pessoas acham que evitar os produtos lácteos ajuda a evitar aftas recorrentes. Pode exigir um pouco de tentativa e erro para determinar quais alimentos causa as feridas de afta na boca.

Outros fatores podem desencadear no surgimento de aftas:

HIV/Aids: O vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de aftas

Qual o tratamento mais comum para Aftas?

Afta na língua

O medicamento Bismu-jet tem em sua fórmula o sulfato de neomicina, o qual você provavelmente deve conhecer pelo nome de Nebacetin (aquela pomadinha que toda mãe tem em casa, rsrs). Para que você tenha como curar afta na boca rapidamenteutilizando esse remédio, basta colocar umas gotinhas na região afetada 5 vezes ao dia (e pode engolir sem preocupação).

Solução caseira

Quando pensamos no que é bom para aftas, um dos métodos mais utilizados é uma receita caseira, uma solução de 50% de água oxigenada e 50% de água. Ela deve ser aplicada na lesão por meio de um cotonete. Em seguida, é necessário colocar uma pequena quantidade de leite de magnésia na afta. É necessário repetir este procedimento de três a quatro vezes por dia para que curar a afta.

Lembre-se de escovar a língua toda vez que for realizar a escovação dos dentes, pois isso também ajuda na hora de manter as bactérias longe dessa região e assim evitar as terríveis aftas na língua.

Aviso Importante – tome cuidado!

Procure imediatamente um médico se as aftas forem:
1. Maiores do que o habitual;
2. Generalizadas;
3. Durarem mais de 3 semanas;
4. Causarem forte dor mesmo depois de tomar analgésicos de venda livre;
5. Causarem dificuldades para beber uma quantidade suficiente de líquidos para se manter hidratado;
6. Acompanhadas de febre.

Aftas que não se curam em 15 dias podem ser indício de um câncer bucal! Sempre procure seu médico antes de usar qualquer medicamento ou tratamento caseiro. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas!

Considerações Finais

Bem pessoal, esperamos que as informações sejam uteis e que consigam cuidar da afta na língua com cuidado ok?

Já falamos aqui tambem em outro artigo, sobre como eliminar o mau halito, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!

Referências – hospital dor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.