Fungo na Unha – como cuidar?


Fungo na Unha é um problema chato, mas que tem solução, veja como fazer

Existem muitos tipos de fungos de unhas, mas os mais comuns são aqueles que causam infecção e que também são conhecidos como micose (onocomicose ou tinea ungiun). A micose é uma infecção muito comum que acomete 10% das pessoas adultas e nas pessoas idosas ela afeta cerca de 20%.

Fungo na UnhaSintomas de fungo nas unhas

Os sintomas da micose de unha, ou fungo, apresenta sintomas estéticos, em sua maioria, mais do que clínicos. Os sinais mais comuns dos fungos nas unhas é o endurecimento da mesma e ela fica grossa podendo esfarelar.

Fungo na UnhaComo se contrai fungo nas unhas?

O fungo ou micose nas unhas é contraído no próprio ambiente, eles procuram locais quentes e úmidos, ambientes propícios para o desenvolvimento dos fungos, como chuveiros, piscinas e vestiários públicos. Andar descalço nesses ambientes é correr um sério risco de contrair os fungos nas unhas.

É importante lembrar que apenas ter contato com o fungo, não é o suficiente para contrair o mesmo, mas é preciso ter uma abertura para que ele possa se instalar, como lesões, entre as unhas e a pele para que o mesmo se instale. Para que o fungo cresça com facilidade é preciso que o local onde se instalou seja úmido.

Fungo na UnhaComo tratar fungo nas unhas

Os fungos nas unhas são difíceis de tratar, uma vez que é uma região pouco irrigada com sangue e de crescimento lento. Há bem pouco tempo os tratamentos para micoses nas unhas não surgiam efeito desejado, e as pessoas acabavam se decepcionando. Mas com o avanço da medicina e tecnológico surgiram novos medicamentos para tratar os fungos com grande eficácia.

Medicamentos para serem consumidos por via oral apresentam excelente resultado para cura de fungos nas unhas. O tratamento com cremes, esmaltes e loções para unhas deve ser feito por cerca de 6 meses, isso para as unhas das mãos, mas nas unhas dos pés é importante usar por cerca de 12 meses, ou seja, um ano, por conta do tempo que as unhas levam para crescer.

Usar o tratamento com laser costuma ser muito eficaz e deve ser feito em média de uma vez por semana e o tempo de tratamento pode variar entre 1 a 3 meses, de acordo com o resultado. O led também é muito eficaz nesse tratamento, como o laser é importante colocar na unha com fungo azul de metileno, pois os raios aquecem o produto estimulando o crescimento da unha.

Fungo na UnhaA óleo de copaíba também é excelente para tratar fungo nas unhas em casa, basta procurar uma farmácia de manipulação e comprar depois é só aplicar na unha três vezes ao dia. O óleo de copaíba possui ação anti-inflamatória, antifúngica, emoliente e cicatrizante.

Vale lembrar que os tratamentos caseiros podem demorar muito mais tempo para curar o fungo nas unhas, por isso é importante procurar um médico ou um podólogo para tratar de forma correta os fungos nas unhas.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *