Vista cansada – por que ocorre? Como evitar?


Vista cansada é um problema que afeta muita gente, veja como corrigir e como amenizar seus efeitos.

Provavelmente você já escutou essa expressão “vista cansada”, mas você sabe o que isso quer dizer? Porque ela ocorre? Hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse problema que afeta milhares de pessoas em todo mundo. Veja tudo sobre a fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.

Vista cansadaO que é vista cansada e como ocorre?

A vista cansada ou fadiga ocular ocorre após ficar várias horas lendo ou olhando para a tela do computador, uma vez que alguns tipos de iluminação digital podem ocasionar o cansaço visual.  Se você é daquelas pessoas que passam horas na frente do teclado do computador, no celular ou até mesmo na televisão saiba que é um grande candidato a desenvolver fadiga ocular, ou seja, vista cansada, assim como outros problemas, como o text neck.

A falta de tempo faz com que as pessoas façam leituras em lugares inusitados forçando mais a visão, como por exemplo, na cama no escuro, dentro do ônibus, entre outros. Estes lugares escuros provocam o cansaço das vistas, uma vez que elas forçam mais para se adaptar a claridade ficando mais tempo sem piscar.

Vista cansadaSintomas da vista cansada

Muitas vezes as pessoas não se dão por conta dos sintomas da vista cansada e agregam a outros problemas, por isso é importante ficar atento a eles. Veja quais são:

– Olhos vermelhos e irritados,

– Dores de cabeça frequentes;

– Dores no pescoço;

– Dores nas costas;

– Vistas secas.

Vista cansadaComo evitar a vista cansada?

Se você quer evitar a vista cansada decorrente de horas na frente do computador, saiba que parar regularmente poderá ajudar a evitar o problema descansando a visão. Se você desviar o seu olhar do computador a cada 20 minutos vai ajudar a aliviar o cansaço uma vez que relaxa os músculos dos olhos e faz com que você pisque os olhos lubrificando os mesmos prevenindo a secura. Porém existem casos em que a fadiga ocular vem de problemas de visão, nesses casos é importante procurar um oftalmologista para fazer a correção com lentes.

Vista cansadaAdapte à leitura

Se você é apaixonada por leitura e não consegue viver sem ler um bom livro, não precisa deixar de ler, mas basta adaptar a sua leitura, procure um ambiente com bastante iluminação, não leia no escuro, faça pausas frequentes, lembre-se de piscar os olhos para lubrificar a retina. Você sabia que uma pessoa pisca em média 20 vezes por minuto, enquanto que ao estar na frente do computador ou do celular pisca apenas 6 vezes por minuto?

As crianças pequenas precisam de maiores cuidados na leitura, pois ficar muito perto para ler ou assistir vídeos na tv, no celular ou no computador pode acarretar em miopia que pode progredir de acordo com o hábito da criança. Por isso é importante prestar atenção nos pequenos e evitar que fiquem muitas horas dedicadas a leitura. Fazer com que saia a cada 20 minutos é fundamental para a visão.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *