Tomar Vacina para o carnaval 2019? Veja como se cuidar!


Vai viajar e quer saber se precisa tomar vacina para o carnaval 2019? Confira nossas dicas

Estar em dia com suas vacinas é dever de todo cidadão. São elas que nos protegem de várias doenças, algumas delas mortais, inclusive. E com a proximidade do carnaval, é comum que alguns estados recomendem que se tome vacina contra febre amarela ou outras doenças. No artigo a seguir, vamos explicar melhor quem precisa tomar vacina para o carnaval 2019 e o que fazer.

Quem precisa Tomar Vacina para o carnaval 2019?

Qualquer pessoa que for viajar para regiões endêmicas e que não estiver com o cartão de vacinas em dia deve se vacinar pelo menos duas semanas antes da partida.Mulheres grávidas não devem ser vacinadas, exceto em situações de alto risco de exposição ao vírus do sarampo.Após 49 anos de idade, não é necessária a vacinação, pois é considerado que a pessoa está imune. Pacientes com leucemia, linfomas, Aids e outros problemas que afetem a imunidade precisam ser avaliados individualmente.

tomar vacina para o carnaval

A grande preocupação, contudo, é com a faixa etária dos menores de um ano, uma vez que a vacinação contra a doença, na rotina, só se inicia a partir dos 12 meses completos. Assim, toda a população deve estar devidamente imunizada, especialmente aqueles que têm contato direto com crianças menores de um ano de idade.

Já os foliões que não se vacinarem no prazo adequado devem evitar áreas verdes. Também vale reforçar a aplicação dos repelentes e vestir  roupas compridas e de cor clara, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

Febre Amarela

O ministério da Saúde recomenda que os turistas que forem viajar para áreas consideradas de risco no interior paulista nesse Carnaval vacinem-se contra febre amarela. A dose deve ser tomada com ao menos 10 dias de antecedência.A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.


tomar vacina no carnaval

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação de vários estados e está disponível em todos os postos de saúde. Ela é recomendada a partir dos 9 meses de idade. Gestantes e idosos acima dos 59 anos devem ser avaliados por uma equipe de saúde em relação ao benefício e risco.

Sarampo

Embora a doença esteja controlada no Brasil, convém se cuidar.O sarampo é um vírus altamente contagioso e a infecção causada por ele pode ter sérias consequências para a saúde, sobretudo das crianças, podendo levar até à morte. Geralmente é transmitido por tosse, espirros, fala ou respiração. Por isso a facilidade de contágio da doença.

E às vésperas do maior Carnaval da história de Belo Horizonte, quando a capital mineira deve ter nas ruas mais de 4,6 milhões de foliões, muitos deles turistas de outras partes do mundo e de outros estados, cresce a preocupação. O Ministério da Saúde e a Prefeitura de BH chamam a atenção da população para a importância da vacinação contra o sarampo. É o remédio mais eficaz contra o mal. Mas todos os estados do Brasil sempre ficam de prontidão, por isso procure seu posto de saude.

Verifique sua carteira de vacinação e caso não tenha, compareça ao posto de saúde mais próximo.

Sintomas

Entre os principais sintomas do sarampo estão febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik).

A doença também pode apresentar complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e até óbito, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e caso não tenha, que consiga tomar vacina para o carnaval 2019. Para quem não quer sofrer com mau halito, sugiro ler nosso artigo com dicas para evitar a halitose.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários.

Referências da Pesquisa: Agencia Minas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *