Halitose (Mau Halito): causas, como cuidar e mais!


Halitose acomete muitas pessoas, veja por que ocorre e algumas dicas para solucionar este problema!

No mundo atual, falar próximo as pessoas ainda é um hábito interessante e agradável que mesmo com a tecnologia, tentamos manter. E quão desagradável é, ao percebermos que a pessoa que está falando conosco, está com halitose, o popular mau halito ou bafo. Isso atrapalha não só a vida profissional, como também amorosa e social. Com diversas complicações bucais, a halitose muitas vezes se manifesta na forma de um odor específico, que é notado por terceiros, antes mesmo que o paciente se dê conta do sintoma. Como primeiro prognóstico comum, o mau hálito pode ser ocasionado, entre vários problemas, pela saburra lingual, que são manchas esbranquiçadas nas papilas superiores da língua. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse problema e buscar possíveis soluções para o mesmo.

Halitose – por que ocorre?

De acordo com estudos da sociedade Brasileira contra a halitose, existem aproximadamente 60 causas distintas e, por este motivo, o mau hálito tem característica multifatorial, ainda que em mais de 90% dos casos sua origem se dá na cavidade bucal, acompanhada ou não de alterações sistêmicas.

halitose

Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas descontroladas ou hábitos ou alimentação inadequada), devido a razões locais, como má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua (saburra lingual) ou amídalas (cáseos amidalianos), baixa produção de saliva (hipossalivação), doenças da gengiva, problemas em vias aéreas (adenóides, rinites, sinusites…), estresse ou mesmo por razões sistêmicas, dentre elas diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre acentuada e outros. O uso excessivo de medicações, fatores como o fumo, drogas, uso de bebidas alcoólicas e a utilização de soluções para bochecho com álcool na composição também são fatores que podem comprometer o hálito.

Dicas para combater a halitose

O básico: escova de dente e fio dental – A boca contém milhões de bactérias, com centenas de tipos que vivem na região. Para termos noção, os cientistas estudaram menos da metade das bactérias que vivem em nossas bocas. Existem dois métodos bem comuns de como eliminar esses germes (e que todos nós conhecemos bem): escovar os dentes no mínimo duas vezes e passar o fio dental diariamente.

Beba muita água – Paulo Zahr, dentista da Odontocompany, afirma que beber bastante água ajuda a evitar o mau hálito, já que uma das principais causas do problema é a boca seca. “Muitos que têm halitose sentem vergonha e acabam se afastando do convívio social, por isso é importante se prevenir”, afirma o médico.

Mascar Sementes – uma boa opção é mascar algumas sementes de erva-doce ou cravos-da-índia para refrescar o hálito. Inclusive, sementes de erva-doce com alcaçuz podem ser facilmente transformadas em uma solução para lavar a boca ou em uma bebida que refresca o hálito. Ferva algumas colheres de chá de sementes em uma xícara de água por alguns minutos. Depois, coe, deixe esfriar e beba.


Evite alimentos de cheiro forte – Evitar ao máximo, e na medida do possível, o consumo de alimentos que provoquem um cheiro pouco agradável em sua boca. Os mais conhecidos são a cebola e o alho, mas há pessoas que ao consumirem alimentos tais como picles, couve e o café, produzem um forte mau cheiro

Livre da halitose – Guia em Ebook

como acabar com mau halito

O mau hálito pode ser um indicativo de que alguma coisa em seu organismo não está funcionando devidamente, então é importante que você preste bastante atenção, caso esteja com esse problema.Esse guia em Ebook vai te deixar por dentro de todas essas informações e te ajudar a acabar com o mau hálito de uma vez por todas! Diversos são os fatores associados a esse problema, entretanto ele pode ser tratado ou mesmo evitado.

Muitas pessoas acreditam que o mau hálito tem origem do estômago, ou seja, quando a pessoa tem algum problema gástrico, ele pode ser refletido do hálito da pessoa, mas a ciência e os especialistas em saúde bucal já comprovaram que isso é lenda, e que o mau hálito tem origem na boca mesmo.

acabar mau halito

Chega de pensar que se não fosse o mau halito, podia ser voce nessa foto

Imagine você livre desse problema, recuperando sua confiança, conversando com lindas mulheres e crescendo no trabalho…
Quanto vale essa transformação?

 

Referências: Globo.com,  AbHa 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *