Como Fazer Soro Caseiro? Saiba aqui e Agora!


Como fazer soro caseiro a partir de uma receita fácil e de baixo custo. Veja como fazer essa solução, que é muito eficaz para combater desidratação em crianças e adultos e é incapaz de provocar efeitos colaterais.

Além disso, a receita também pode ser utilizada com total segurança para tratar animais. A única contraindicação é o consumo do soro por crianças com menos de 6 meses de vida ou que se alimentem apenas de leite materno.

Como Fazer Soro Caseiro

O soro caseiro ajuda a resolver problemas de desidratação. (Foto: Divulgação)

Para que serve soro caseiro?

Quando o organismo é afetado por algum problema que provoca a desidratação, toda a água e sais minerais perdidos devem ser repostos para evitar consequências mais graves. Esse tipo de situação ocorre, por exemplo, quando o indivíduo tem diarreia ou vômito por um longo período.

Como o soro caseiro é feito de água, sal e açúcar, ele é capaz de hidratar o corpo após determinadas ocasiões e assim evita que a saúde do organismo seja prejudicada. Sua eficiência é tanta, que ele é considerado um dos principais meios de combater a mortalidade infantil causada por desidratação.

Como fazer soro caseiro em casa?

O soro caseiro só tem o efeito desejado se for preparado corretamente, com cada ingrediente na medida exata. Confira as medidas:

1 colher de sal (colher de chá rasa ou aprox. 3,5g)

1 colher de açúcar (colher de sopa cheia ou aprox. 20g)

1 copo de água mineral fervida (200ml)


Os postos de saúde distribuem a mistura pronta (sal e açúcar) para o soro na medida correta. Basta solicitar no local e preparar o soro em casa. Além disso, também é possível obter colheres com medida padrão, dessa forma, não há risco de erro no preparo do soro.

É importante destacar que, na maioria dos casos, o soro caseiro não substitui o uso de medicamentos. Portanto, quando apresentar vômito e diarreia constante, é necessário consultar um médico e descobrir qual o motivo da manifestação dos sintomas.

Como tomar o soro caseiro?

como fazer soro caseiro

O soro deve ser consumido logo após o preparo. (Foto: Divulgação)

O soro caseiro pode ser consumido logo após o preparo, porém, nunca em grande quantidade. O ideal é tomar as 200ml de soro em pequenas doses ao longo do dia, como, por exemplo, um gole a cada 40 minutos. Já se a situação for de vômito e diarreia, é recomendado tomar um pouco do soro logo após cada episódio, repondo o líquido na mesma proporção em que foi perdido.Ele pode ficar guardado na geladeira por algum tempo, jamais deixe ao ar livre, ou em locais como seu armario multiuso ok?

Caso prefira comprar o soro na farmácia, ele é vendido como sais para reidratação via oral, antes de preparar, fique atento as medidas indicadas no modo de preparo. Assim como o soro totalmente caseiro, ele não pode ser ingerido em grande quantidade, para ter maior controle, utilize uma colher para fazer a ingestão da solução.

E aí? Restou alguma dúvida sobre soro caseiro? Deixe um comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *