Efeito Sanfona: como sustentar seu peso ideal?


O efeito Sanfona é um problema que atinge homens e mulheres. Como evitar essa oscilação? Quais os passos para manter a saúde e o peso? Clique aqui e confira essas dicas!

efeito safona - oscilação do peso

Manter o peso do corpo após uma dieta é um desafio, visto que fatores como alterações hormonais, perda de massa muscular e avanço da idade desaceleram o metabolismo e diminuem a capacidade de gastar calorias. Todavia, existem algumas maneiras e hábitos que podem auxiliar a manter a estabilidade do peso corporal.

Contudo, saiba que oscilar entre 3 e 4 quilos  durante o ano, não é um problema. O temido Efeito Sanfona acontece quando há uma variação grande do peso do corpo, algo entre 6 quilos ou mais, por ano. Por isso, é importante conhecer seu corpo e seus hábitos, pois seu esforço e vontade são fatores de mudanças para levar uma vida mais leve, regrada e saudável. Vamos às dicas? Boa leitura!

Conhecendo o seu corpo:

A maioria das pessoas não sabem que o exercício pode estar ligado ao lazer,  sem sê-lo uma obrigação pesada e um sacrifício! Uma alternativa para fugir dos horários fixos e a repetição maçante das aulas das academias, é optar por uma boa caminhada ao ar livre, na praia ou no parque. Esse também pode ser um momento associado ao prazer!efeito safona - caminhada

A caminhada em especial, tem uma grande vantagem, pois ela pode ser uma atividade que se faz sozinho e adequado ao seu horário, mas também pode ser uma atividade feita em dupla ou trio. Assim, mais que um exercício físico, a caminhada pode ser um momento de “higiene mental”, contato com a natureza e bem estar.


Conhecendo seus limites:

Se você gosta de chocolate ou lasanha, para manter seu peso estável não significa que nunca mais comerá essas delícias! Entretanto, a vida exige moderação e sabedoria para saber dosar seus hábitos, inclusive os alimentares! Ao invés de comer esses alimentos todos os dias, você poderá fazê-lo uma vez por semana.efeito safona -alimentação saudável

Desta maneira, ao pensar em equilíbrio, vale lembrar que ele também é importante para a prática da atividade física. Não adianta achar que: porque ganhou peso ao longo de um tempo, perderá tudo de uma vez só e para isso basta começar malhar “loucamente” e de forma intensa! Se fizer isso ganhará uma lesão, mas não saúde!

Conhecer seus limites significa que a vida requer regras e a rotina é uma aliada do equilíbrio do peso corporal e da saúde da mente, pois ela também organiza o psiquismo! Isso reflete diretamente nas situações de estresse e ansiedade que vivenciamos no trânsito, no trabalho, ou na vida de forma geral. Ao manter a rotina evitamos  as oscilações na hora de comer, evitando também várias doenças de ordem física ou psíquica.

Algumas dicas:

  • Continue se exercitando regularmente = pelo menos durante a semana, “tchau” sedentarismo!
  • Não faça dietas da moda, pois elas podem desregular a digestão dos alimentos!
  • Se alimente bem e de forma saudável = menos carboidrato, mais legumes, frutas e verduras!
  • Tenha rotina e evite os hábitos do passado, como comer fora de hora ou por ansiedade!
  • Mantenha um peso realista! Não  estabeleça seu peso pelas capas das revistas, elas usam photoshop!

Esse artigo encerra aqui, ressaltando que  a oscilação exagerada de peso é bastante prejudicial para o organismo, causam estrias, flacidez e provocam mais lentidão metabólica. Vale à pena ter disciplina e manter seu corpo em equilíbrio!

Se quiser falar mais sobre esse assunto, deixe aqui seu comentário. Sugestões também são bem vindas!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *