Saude

Zinco: quais os benefícios pro corpo? Como ingerir?

Zinco pode fazer maravilhas pelo seu corpo, veja como ingerir, seus benefícios para a saúde e muito mais!

Quem busca por boa saúde sabe o quanto as vitaminas e minerais são importantes, principalmente o zinco que é um dos grandes responsáveis pela prevenção de resfriados e até mesmo do câncer.

O zinco é obtido através da boa alimentação, isso mesmo, é preciso ter uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais para que o organismo possa adquirir imunidade e estar sempre saudável. leia abaixo para que você saiba mais um pouco sobre  os principais benefícios desse mineral.

zinco
Zinco: quais os benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)

Benefícios do zinco para o organismo

Veja o quanto seu consumo é benéfico e importante para o nosso organismo e o que ele nos oferece:

Aumenta a imunidade – o zinco pode ser um grande aliado ao combate do vírus da gripe, pois se for consumido por 5 meses consecutivos deixa o organismo imune contra o vírus da gripe. Caso já tenha contraído a gripe o médico pode receitar zinco, que vai diminuir os sintomas da gripe fazendo com que você se sinta muito melhor e não obtenha infecções provenientes da mesma;

Excelente Antioxidante – ele é ótimo para combater o estresse oxidativo, é um ótimo anti-inflamatório e ainda diminui as chances de contrair câncer. Foram realizados testes em pacientes idosos e comprovado que o zinco se tornou muito eficaz na mutação de células cancerígenas, pois ele não deixou com que elas aparecessem, tão pouco deixou que tumores de desnutrição surgissem;

zinco
Zinco controla os níveis hormonais do organismo dos homens e mulheres (Foto: Divulgação)

Equilíbrio hormonal – o zinco é perfeito quanto ao equilíbrio hormonal, pois ele age no aumento da testosterona de forma natural, também auxilia na liberação de óvulos femininos para a fecundação. Ele também age diretamente sobre a produção de progesterona e estrogênio, hormônios responsáveis pela reprodução feminina. Tanto elevados ou muito baixos desses hormônios podem afetar a saúde das mulheres;

zinco combate diabetes
Zinco: você pode obter através dos alimentos (Foto: Divulgação)

Bom para a saúde do coração – para manter as funções regulares o endotélio (cama fina que envolvem os vasos sanguíneos) dependem, boa parte, do zinco para manter suas funções. O organismo necessita da quantidade exata de zinco para manter o endotélio funcionando de forma perfeita. Ele também auxilia na pressão arterial promovendo boa saúde cardíaca, mantendo baixo os níveis de colesterol nas áreas danificadas.

Saúde do fígado – esse mineral é ótimo para eliminar a inflamação do fígado, pois ele combate os radicais livres, ajuda na absorção dos nutrientes e também ajuda a eliminar resíduos de forma adequada.

zinco combate diabetes
Zinco auxilia no combate a diabetes (Foto: Divulgação)

Combate a Diabetes – o zinco é responsável pelo hormônio da insulina, que regula o açúcar no sangue, ou seja, o metal se une a insulina que é armazenada no no pâncreas de maneira correta e só é liberado quando o açúcar invade a corrente sanguínea. Com ele no organismo é possível obter de forma adequada o processo de utilização das enzimas digestivas, para que a glicose seja usada como combustível proporcionando força e energia ao organismo.

Como ingerir zinco? Onde comprar?

Para quem prefere os suplementos alimentares, é possível conseguir suplementos de zinco, na farmácia abaixo:

Zinco

Com as informações acima você já sabe da importância do zinco para o nosso organismo, então comece a consumir alimentos que ofereçam mais esse importante mineral.Também já falamos aqui sobre o uso da Quitosana para emagrecer, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *