Tinta de Cabelo faz mal? Saiba aqui!


Costuma pintar demais os cabelos? Veja se é verdade que tinta de cabelo faz mal!

A coloração do fio capilar é possível graças às interações e reações químicas que acontecem entre os componentes da tintura e as estruturas do nosso fio. As tintas de cabelo normalmente são classificadas em três categorias: as temporárias, as semipermanentes e as permanentes.

tinta de cabelo faz malAs tinturas temporárias depositam corantes sobre a superfície dos fios e costuma durar cerca de duas ou três lavagens. As semipermanentes são tinturas com duração maior, que atingem mais profundamente os fios e podem durar até seis lavagens. Já as tinturas permanentes, são absorvidas por toda a fibra capilar de duram por muito mais tempo.

Existe também a diferenciação entre tinturas sintéticas e naturais. As tinturas naturais geralmente são temporárias e obtidas por meio de plantas. Já as tinturas sintéticas são produzidas com corantes artificiais e possuem alta quantidade de solvente, essas podem ser temporárias, semitemporárias ou permanentes.

tinta de cabelo faz malIngredientes que trazem riscos

Os riscos de utilizar tintas de cabelo estão em seus ingredientes. Algumas tintas de cabelo utilizam em sua composição os corantes metálicos, como o chumbo, busmuto ou prata. O chumbo é considerado um metal pesado e quando em contato com nosso organismo pode ocasionar problemas neurológicos, hormonais, gastrointestinais, musculares, além do surgimento de câncer.

O formaldeído é outro ingrediente muito comum em tinturas, no Brasil ele é permitido apenas como um conservante e não como alisante. Seu uso pode provocar queda capilar, ulcerações, dermatite e câncer.


tinta de cabelo faz malAlcatrão é um ingrediente encontrado em tinturas semipermanentes, considerado carcinogênico pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Pode ocasionar câncer de pulmão, de pele, bexiga e nas células sanguíneas. Outro ingrediente que merece atenção é a fragrância, seus efeitos dependem de sua concentração e da frequência que ela é utilizada, geralmente são reações alérgicas, mas pode levar até à alteração do DNA.

O parabeno também é muito comum, encontrado mais comumente como metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. Alergias, envelhecimento precoce e desregulação de hormônios são os seus efeitos mais conhecidos.

Grande parte das tinturas sintéticas são compostas por liberadores de dioxano, que também são considerados carcinogênicos e podem causar irritação na garganta, nariz e couro cabeludo, além de provocar alergias.

tinta de cabelo faz malSaiba um pouco mais

Os danos à saúde apresentados aqui só ocorrem se nosso organismo entra em contato com as substâncias, internamente ou externamente. Os produtos que entram em contato com o couro cabeludo também podem ser absorvidos por nosso organismo e ocasionar efeitos negativos.

As reações alérgicas, vale ressaltar, não são limitadas a sintomas leves. Uma reação alérgica a um componente da fórmula de tinturas capilares pode gerar inchaço extremo e levar até mesmo ao pronto socorro.

tinta de cabelo faz malConheça uma alternativa

A henna é um dos componentes que pode ser encontrados em tinturas naturais. Quando ao natural, ela deixa os fios com cor avermelhada e para que se altere sua cor são adicionados outros corantes vegetais naturais. No caso dos produtos industrializados, podem ser adicionados conservantes sintéticos.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre as falhas no cabelo, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões podem deixar aqui nos comentários!

Referências da pesquisa: Saude AbrilAna Maria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *