Suplementos alimentares – Devo consumir mesmo sem uma rotina de exercícios?


Os suplementos alimentares tomaram seu espaço no mercado, sendo hoje presente em todo mundo e visto como um auxílio no combate de doenças e como uma forma de manter a saúde em dia.

Antes era muito consumido somente pelos atletas ou aqueles que tinham de alguma forma uma rotina constante de exercícios. Hoje já existem muitas outras categorias de suplementos direcionados a faixas etárias específicas, como suplementos alimentares para idosos, suplementos infantis, também tem sido usado por pessoas que querem emagrecer e na atualidade até para manter a imunidade em dia. 

Os suplementos podem complementar os nutrientes que, às vezes, não conseguimos absorver só com a alimentação.

 

Geralmente os benefícios dos alimentos são insuperáveis, mas em alguns casos a retirada da proteína que traz os benefícios ao corpo humano é benéfica.

 

Um exemplo é a Curcumina ou o açafrão. Ele é o nutriente mais estudado e validado no mercado hoje. Ele previne várias doenças como o alzheimer, câncer, diabetes  e doenças inflamatórias. 

Sua principal atuação é na inflamação, a base de várias doenças, e a curcumina age como um anti-inflamatório natural insuperável. 

 

Busque sempre marcas que conseguiram validar os benefícios, elas entregam um suplemento de maior qualidade.  

 

Suplementos quais suas principais indicações 

 

Suplementos são indicados para quem quer perder peso e ganhar massa muscular, já que levam muitas proteínas em suas composições. 

Também podem ser indicados para quem esta se recuperando de lesões e problemas que necessite de produção de tecidos proteicos, como no tratamento de pessoas com casos graves de queimadura. 

 

Doenças absortivas e condições de má nutrição também podem ter suplementos indicados para compor sua alimentação e auxiliar na manutenção da saúde. Além dos idosos com degradação no organismo, infecções ou  pessoas que estejam com  deficiências que causam a diminuição da sua massa muscular. 

 

Faço exercícios regularmente, devo tomar os suplementos mesmo no dia de  descanso?

Depende do suplemento, se você utiliza o pre calórico, whey protein e creatina estes suplementos devem sim, ser consumidos mesmo nos dias de descanso. 

O consumo de suplementos que fazem parte da sua dieta, devem ser continuados, assim como multivitamínicos e polivitamínicos.


 O consumo destes suplementos hoje pode ser utilizado no próximo treino, por que eles  contribuem para os macronutrientes. Sendo assim, devem ser mantidos para os atletas mesmo nos dias de descanso. 

 

Suplementos alimentares são uma boa ideia mesmo sem exercícios físicos? 

Se você se exercitava e parou de repente toda sua rotina de treinos, você não tem mais a mesma demanda calórica ou gasto calórico, logo sua suplementação não é mais tão necessária como antes.  

Vamos a um exemplo prático com os valores necessários para cada pessoa.

Uma pessoa sedentária que não faz musculação, precisa por dia, de 0,8 gramas de proteína por quilo corporal. 

Já uma pessoa que treina musculação em média, dependendo da intensidade do treino, do uso de algum hormônio e outros fatores ela precisa de 2 gramas por quilo corporal. 

 

As necessidades diferem entre um sedentário e alguém que treina, logo fique atento à suplementação sem orientação. 

 

Quais os riscos da suplementação sem orientação?

 

O uso de alguns nutrientes em excesso podem causar problemas para a saúde. As doses diárias de nutrientes que o corpo precisa quando consumidas em excesso podem causar problemas no coração e nos rins que são efeitos colaterais do excesso de proteínas no corpo.

Outros efeitos indesejados são o suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração dos batimentos cardíacos e também é possível que ocorra ganho excessivo de peso, principalmente quando a pessoa toma o suplemento e não faz exercícios o suficiente para queimar toda a energia consumida. O mesmo acontece se a pessoa consumir os suplementos sem mudar a dieta.

A indicação de nutrientes nos suplementos deve ser apenas para corrigir uma possível deficiência no organismo.

Busque sempre boas marcas de suplementos, nunca descarte a possibilidade de procurar indicação médica. Assim você terá o suplemento que vai entregar verdadeiros benefícios a seu corpo sem prejudicá-lo.

 

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *