Retenção de liquido: como ocorre? como evitar?


A retenção de líquido é muito falada no ramo da saúde, por ser um dos principais motivos que levam as mulheres a se sentirem inchadas. A retenção de líquidos pode ser causada por diferentes fatores, como uma má alimentação, uso de medicamentos, entre outros. De acordo com a causa da sua retenção de líquido, é possível adotar algumas práticas e modificar hábitos para eliminá-la. Também há como evitar a retenção e tudo isso você poderá descobrir a seguir.

Retenção de líquidos

Retenção de liquido: como ocorre? como evitar? (Foto: Divulgação)

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquido nada mais é do que um inchaço em alguma região do corpo. Esse inchaço é resultado do acúmulo de líquidos no corpo ou até mesmo de substâncias tóxicas que ingerimos através dos alimentos e bebidas. A retenção acontece quando, por algum motivo, o nosso corpo não conseguiu eliminar todo o líquido que foi ingerido, e este acaba ficando acumulado. O acúmulo pode acontecer tanto nas extremidades quanto em diversos outros órgãos do corpo.

Quando o acúmulo ocorre nas extremidades do corpo, recebe o nome de edema. As pessoas tendem a perceber os sintomas do edema nas pernas com mais facilidade. Para identificar o edema, basta apertar de forma contínua a região do tornozelo, por exemplo, e observar se a região irá se afundar e demorar à retornar a posição original.

Retenção de líquidos

Retenção de liquido: como ocorre? como evitar? (Foto: Divulgação)

Conheça as causas da retenção de líquido

Como falamos anteriormente, as causas da retenção de líquido são inúmeras; aqui iremos destacar as principais. Grande parte do nosso corpo é constituído de água, mas nosso organismo possui diversos mecanismos que atuam para equilibrar todos os líquidos. Quando ocorre algum tipo de desequilíbrio no nosso organismo, acaba ocorrendo o acúmulo.


Por desequilíbrio, eu quero dizer variações na pressão sanguínea, mudanças na quantidade de proteínas no sangue, alterações na quantidade de sais no corpo, além de problemas circulatórios que também podem causar o problema. Outras causas da retenção de líquido são: sedentarismo, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, má alimentação, entre outros.

Retenção de líquidos

Retenção de liquido: como ocorre? como evitar? (Foto: Divulgação)

Como evitar a retenção de líquidos?

É muito fácil evitar a retenção de líquidos, principalmente se o problema estiver relacionado à alimentação. É indicado que todos consumam menos alimentos ricos em sódio. Além disso, sempre tomar bastante água para se manter hidratado, praticar exercícios físicos com regularidade e evitar o sedentarismo, pode ser a chave para que você não venha a desenvolver o acúmulo.

Retenção de líquidos

Retenção de liquido: como ocorre? como evitar? (Foto: Divulgação)

Como tratar a retenção de líquidos?

A prevenção e o tratamento da retenção de líquidos são basicamente os mesmos. Caso você descubra que possui o problema, deve buscar descobrir a sua principal causa e tratar diretamente. Se for o sedentarismo, é fundamental modificar seus hábitos. Caso o problema seja causado pelas variações da pressão sanguínea, talvez seja o momento de tomar algum remédio para pressão.

Importante

De modo geral, sempre procure o médico. Ele poderá lhe ajudar a identificar a causa do problema e irá lhe passar dicas únicas para que você consiga eliminar o acúmulo de líquidos do seu corpo da melhor forma possível.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *