Sedentarismo: Como evitar? Não deixe que ele te mate!


Entenda por que o Sedentarismo é o mal do século! Veja como é possível acabar com ele e ter uma vida mais longa e saudável!

Um dos maiores vilões que atacam nossa saúde, é também um que as pessoas quase não se dão conta de que existe:o sedentarismo. De acordo com dados da OMS(organização mundial da saúde) ele já é responsável pela quarto maior fator de risco de mortalidade global. Ainda de acordo com os estudos, o sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas. Mas afinal, o que é o sedentarismo de fato? Como evitar? É sobre isso que iremos abordar nesse artigo, acompanhe conosco.

Sedentarismo – do que se trata?

sedentarismo

Sendo bem direto, o Sedentarismo é a falta de atividades físicas que além de acometer o corpo também prejudica os músculos deixando-os atrofiados.  Devido ao corre, corre do dia a dia e da vida moderna as pessoas não disponibilizam de tempo para praticar atividades físicas e acabam prejudicando a saúde como um todo e pode trazer muitos problemas para o corpo

Doenças causadas pelo Sedentarismo

Dentre as doenças e afecções que elas podem estar adquirindo devido a falta de atividade física, podemos encontrar as seguintes:

* Hipertensão

* Má circulação do sangue

* Dificuldade para respirar

* AVC

* Angina

* Obesidade

* Diabete

* Gastrite

* Depressão

* Hernia de disco e outros. 

Mas a boa notícia é que ele pode ser evitado, e com medidas bem simples até.

Dicas para evitar o sedentarismo

As dicas podem soar simples mas são de grande ajuda:

Vá ao médico

sedentarismo


O medico irá lhe pedir exames e mostrar como seu corpo realmente está em relação a taxas como glicose, trigliceridios e outros. Faça uma avaliação física: a avaliação serve para mapear a atual condição física do atleta e avaliar indicadores como resistência, força, flexibilidade, postura, frequência de treino, entre outros. “Com o resultado em mãos, o professor terá embasamento para montar a periodização do seu treino e você poderá ver sua evolução refazendo a avaliação depois de um período”.

Vá de bike

Se você tem a opção de trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho, o que está esperando? Essa é uma maneira gostosa de aproveitar melhor a vida, o vento no rosto e o momento – além, claro, de se manter ativo diariamente.

Chame os amigos e a família para uma atividade ao ar livre

Fazer caminhada, correr, jogar bola, ir à academia, é sempre mais fácil quando a gente está com pessoas queridas. Aposte nisso!

Troque o elevador pela escada

Prefira a escada convencional, que gasta bastantes calorias e ainda é um bom método de expulsar o sedentarismo e aliar mais atividades físicas no seu dia a dia. Ajuda inclusive as pessoas que não tem muito tempo para sair por aí se exercitando.
Onde? A caminhada sempre faz bem, já ate demos dicas sobre tenis para caminhada que podem ajudar.

Alimentação

Uma alimentação desregrada, combinada com estilo de vida sedentário pode resultar em uma combinação fatal. Evite carboidratos em excesso, fast foods, fritura e doces. O ideal mesmo é procurar um médico nutricionista, que pode lhe indicar uma dieta ideal para seu corpo.

Importante

Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso abandonar o sedentarismo.Sempre procure um médico para quele possa lhe passar uma boa dieta e indicar a um personal que lhe passará os melhores exercícios baseados em seu exame.

Já falamos aqui também sobre um livro de receitas saudaveis, que sao bem interessantes, sugiro a leitura deles.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *