Saude

Como evitar o tártaro nos dentes? Veja nossas dicas!


Cuidar dos dentes é vital para a saúde do corpo! Veja como evitar o tártaro nos dentes com nossas super dicas!

A higiene bucal é muito importante. Quando a boca não é saudável o resto do corpo começa a deixar de ser também. O nosso organismo se mantém funcionando com o equilíbrio que nós buscamos, seja ele físico ou mental. O tártaro se acumula nos dentes se você não fizer uma higiene de forma correta. Ele é uma placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes.

O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, ele dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.

Entre a gengiva e o dente existe um espaço, sulco gengival que, em condições normais, atinge até 3 mm de profundidade. Após as refeições, os restos alimentares, penetram nesses espaços e após 72 horas endurecem , formando o tártaro.Ele irrita e inflama a gengiva, provocando sangramento ao leve toque da escova. A gengiva inflamada descola do osso e esse por sua vez reabsorve, com processo contínuo.Depois de algum tempo, se não tratado o tártaro, o dente pode ficar mole e cair.

Ele não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Por ser uma substância porosa, ela absorve as manchas com mais facilidade. Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Como evitar o tártaro nos dentes?

como evitar o tártaro

Para evitar a formação do tártaro, faça uma escovação correta, com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental. Isso pode reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Porque, depois de formado, apenas o dentista pode retirá-lo dos dentes. O processo de retirada do tártaro é feito com instrumentos especiais, e a técnica é conhecido como “raspagem”.

A raspagem, que pode ser tanto mecânica quanto ultrassônica, é feita para retirar tanto o tártaro quanto a placa, que afetam seus dentes de forma negativa e são ruins tanto para a estética quanto para a saúde dos seus dentes. O procedimento é simples e pode ter um pouco de dor, dependendo da situação da gengiva:

  • O procedimento é iniciado com um exame completo da boca, em busca das maiores dificuldades e focos de tártaro e placa.
  • Ele é raspado de forma extremamente cuidadosa com um instrumento específico, tentando ferir o mínimo possível às gengivas no processo. A placa é retirada dentro do mesmo processo e os dentes ficam muito mais brancos.
  • Finalmente é feita uma raspagem manual, extremamente delicada, na superfície do dente e logo abaixo da linha da gengiva, de onde o tártaro nasce. Este procedimento ajuda a desinchar a gengiva, combatendo também a gengivite e pode se tornar doloroso, já que a ferramenta é levemente inseria no vão entre o dente e a gengiva, em busca de raspar a raiz.

Consulte seu dentista sobre a necessidade de uma raspagem e outras dicas adicionais para a sua saúde bucal

Por fim, já falamos em outro artigo sobre o clareamento caseiro, leia e se informe

Sugestões de novos artigos pode deixar nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *