Cistite: Sintomas, por que ocorre e tratamento


Aprenda sobre a cistite, como ela acontece e que sintomas fazem ela presente, conheça agora!

A cistite ou infecção na bexiga é uma inflamação que atinge esse órgão e pode ser tanto infecciosa quanto actínica ou intersticial. Se ela for de causa infecciosa, significa que há uma bactéria ou fungo na bexiga. Se for actínica significa que a cistite foi causada por uma radioterapia; e se for de causa intersticial significa que ela foi gerada a partir da perda da camada protetora da parede da bexiga.

Por ter um canal mais curto, a cistite é muito mais comum nas mulheres, principalmente quando essas mulheres são ativas sexualmente e já passaram da menopausa. É possível ainda que as mulheres apresentem vários casos da doença em um curto período de tempo. Os homens dificilmente a desenvolvem, mas não é algo impossível de acontecer.

Cistite

(Foto: Divulgação)

Principais causas da Cistite

A cistite bacteriana acontece quando as bactérias que vivem na região perineal acabam penetrando na uretra e se multiplicam na bexiga. Ter muitas atividades sexuais é um fator de risco para seu aparecimento, ou seja, aumenta as chances delas acontecerem. A cistite também pode ser causada por infecções urinárias hospitalares; elas atingem principalmente pessoas que se encontram em clínicas ou hospitais para tratar algum problema. Esse tipo de cistite é mais comum em pessoas que possuem alguma doença crônica ou que manipularam o trato urinário.

Ela também pode ser causada por outros fatores, como devido ao tratamento de radiação da região pélvica, ao uso de cateter durante anos e ainda devido ao uso de determinados medicamentos, como os quimioterápicos.

Cistite

(Foto: Divulgação)

Conheça os sintomas 

Os sintomas da cistite são variados e tendem a ser diferentes de acordo com o tipo de cistite, entretanto, de modo geral, os principais sintomas são: vontade de ir ao banheiro com mais frequência, sensação de queimação ao urinar, sangue na urina, febre baixa, urina com cheiro forte, urinar em poucas quantidades e com mais frequência, desconforto na região pélvica, entre outros.


No caso de crianças, um dos principais sintomas de cistite é fazer xixi nas calças. Outro ponto a ser observado é que muitas mulheres às vezes não apresentam nenhum sintoma.

Cistite

 (Foto: Divulgação)

Qual é o tratamento para a Cistite?

O tratamento para esse problema pode ter algumas diferenças de acordo com o seu tipo, mas de modo geral recomenda-se que o paciente beba bastante líquido e que faça xixi sempre que sentir vontade. Se a cistite for bacteriana, o primeiro tratamento aplicado pelos médicos é o uso de antibióticos; os medicamentos indicados e o tempo de uso dependerá de cada indivíduo, por isso nunca se medique sozinho. Se a sua cistite for comum, os sintomas tendem a melhorar em até dois dias. Dependendo da gravidade da infecção, pode ser necessário tomar o antibiótico por até uma semana.na farmácia EUROclinix voce encontra vários tipos de tratamentos para ela, confira:

A cistite intersticial não possui um tratamento único, devido à sua causa ser incerta e os médicos ainda possuírem diversas dúvidas sobre ela. Há diversas terapias e métodos usados pelos médicos, que devem ser indicados para o paciente de acordo com o seu quadro clínico e histórico.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis, mas procure sempre seu médico ao sentir qualquer desses sintomas aqui ok? Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.Para uma pele bonita, já recomendamos o secret skin, sugiro que leia sobre ele.

Sugestões de novos artigos ou dúvidas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *