Respiratorianismo: os perigos dessa Dieta que se espalhou na internet


Técnica do Respiratorianismo é super perigosa para saúde. Veja por que tanta gente embarcou nessa dieta

No mundo atual, as pessoas estão embarcando cada vez mais em dietas irresponsáveis que viram na internet, sem no entanto consultar os médicos ou tomar os devidos cuidados em relação a sua saúde. No artigo de hoje vamos falar sobre o respiratorianismo, que tem feito muito alarde na mídia, entre pessoas que tme o objetivo de perder peso, mas que pode trazer vários problemas sua saúde, sobretudo aos rins e ao fígado. Acompanhe conosco e entenda os riscos.

Dieta do Respiratorianismo – do que se trata?

respiratorianismo

Este tipo de regime se baseia na crença de que seres humanos conseguem viver sem ingerir nenhum tipo de alimento. Adeptos afirmam que comida e, às vezes, até água não são necessários à sobrevivência humana. Ao invés de seguir a linha comum de alimentação, quem faz a “dieta do ar” acredita que respirar adequadamente e tomar banhos de sol com regularidade é o suficiente.Essa corrente de pensamento começou a ganhar espaço na Internet depois que alguns “influencers digitais”irresponsáveis divulgaram que a adotaram e perderam peso.

Influencers digitais ajudaram a espalhar a dieta

A influenciadora digital Audra Bear, de 25 anos, não se alimenta mais de alimentos sólidos e ingere apenas sucos de frutas, água de coco, chá verde e smoothies. A moça afirmou ainda que já conseguiu passar 97 dias sem comer qualquer alimento sólido graças ao poder da energia que absorve através da respiração.

“Viver um estilo de vida prânico é mudar o enfoque de nutrir seu corpo com fontes mais densas (alimento) para fontes menos densas (energia). Eu tinha ouvido falar de pessoas vivendo dessa maneira, mas nunca pensei que seria eu! Eu costumava amar comer. Foi só quando comecei a praticar os exercícios de respiração que percebi que não tinha apetite por alimentos sólidos ou densos”, disse ela à Fox News. Audra declara que tentou inúmeras dietas ao longo da vida, como veganismo e vegetarianismo, mas encontrou seu estilo de alimentação na vida prânica, ou seja, no ato de viver da energia da natureza. Para ela, os alimentos são empecilhos do prazer de viver.

Como funciona parática essa dieta?

A dieta da norte-americana é composta por, basicamente, chás, sucos de frutas, sucos verdes e águas frescas de coco. Apesar disso, Audra comenta que em algumas festas ela abre exceções e come de vez em quando.

Respiratorianismo – tecnica existe há mais de 2 mil anos.

A implicação desses estudos seria de que o corpo humano pode transmutar a energia ambiente em nutrientes, e através da prática de cultivar essa habilidade, pode-se viver confortavelmente pelo tempo desejado sem alimentos e possivelmente sem beber água. Isto é descrito como um siddhi nos Yoga Sutras como Pada 111.30: libertação da fome e da sede.

Os respiratorianistas acreditam que quando os seres humanos encontrarem o mais puro sentido de harmonia com o mundo, eles não precisam mais de comida, água ou sono.Uma mulher australiana chamada Jasmuheen alegou ser um respiratorianista, e tentou provar isso com um documentário, mas o teste foi cancelado depois de quatro dias em que o discurso de Jasmuheen desacelerou, as pupilas ficaram dilatadas e ela ficou gravemente desidratada.Um dos casos mais famosos dessa tese foi o do iogue Prahlad Jani que alegava estar há mais de 70 anos sem comer.

Estudos e pesquisas.


Um estudo foi amplamente divulgado pela mídia no ano de 2010. O iogue aceitou ser submetido a uma investigação em um instituto de pesquisas médicas, onde ficou isolado em um pequeno quarto, com câmeras que o filmavam dia e noite. O quarto era observado permanentemente por grupos de médicos, que a cada três horas recolhiam amostras do sangue do iogue. A pesquisa durou cerca de 14 dias, onde Jani em momento algum bebeu água nem comeu nada, nem evacuou ou urinou.

O iogue passava o tempo andando pela sala, orando e meditando. De tempos em tempos, tomava banho em uma bacia. Sem que o iogue tivesse sido avisado, a quantidade de água do banho era medida antes e depois da higiene, a fim de que os médicos se certificassem que ele não estava consumindo a água.
Durante o experimento Jani falava animadamente e demonstrava vigor físico, tanto na aparência, quanto nos exames sanguíneos, que mostravam índices normais.

O resultado do experimento foi inconclusivo, uma vez que nenhum dos médicos pesquisadores conseguiu construir alguma hipótese que justificasse, dentro do conhecimento atual da ciência médica, como o iogue estava se nutrindo.

O que dizem os médicos?

A libertação da alimentação e da fome realmente não parece realista e, do que sabemos da biologia moderna, é impossível. Mas a história da ciência nos mostrou muitas vezes que o impossível pode se tornar o possível em um instante. Um excelente exemplo disso é a recente descoberta de que os humanos podem efetivamente influenciar seu sistema imune autônomo usando auto sugestão, hipnose e poder da mente.

viver de luz dieta respiratoria

De acordo com especislistas, se  você seguisse o respiratorianismo no sentido mais estrito, a morte seria ainda mais rápida. “Depende do clima e de quanto exercício você está fazendo. Porém, se você está deitado na cama, provavelmente ficará bem por uma semana”, disse Charles Clarke ao The Guardian em 1999, após uma série de mortes. “Mas no final da primeira semana, você ficaria gravemente doente. Seu sangue se tornaria mais espesso, seus rins não aguentariam; falência de múltiplos órgãos ocorreria em sequência, você ficaria hipotérmico e eventualmente morreria”.

“Esta é uma prática perigosa e talvez decorra de uma falta fundamental de compreensão de como o corpo funciona. Privar nossos corpos de nutrientes essenciais provoca desequilíbrio físico e mental e pode levar à morte”, – alertou Joy Stephenson-Laws, do Proactive Health Labs, nos Estados Unidos, à Fox News.

Importante

Vale lembrar que, ao decidir fazer qualquer tipo de dieta, é necessário, sempre, o acompanhamento de um profissional.Toda dieta só deve ser preescrita e recomendada pelo seu médico, que vai definir atavés de exames como estão suas taxas corporais e como você deve comer corretamente. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que ajudem de verdade. Já falamos aqui sobre as receitas para airfryer que podem te ajudar nesse caminho.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Referências: Veja


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *