Dicas para perder peso depois da gravidez


Dicas para perder peso depois da gravidez: confira as principais dicas para conquistar o corpo desejado, após esse período!

A gravidez é um momento doce e cheio de ternura, o qual muitas mulheres desejam ter em sua vida, mas com ele vem dias bons e dias de dores, cansaço, enjoo, celulite, estrias e o que mais preocupa as mulheres, o ganho de peso. 

A boa notícia é que após ter o seu lindo bebê, a mulher perde em média 6 kg que corresponde ao peso da criança, líquido amniótico e demais fluídos. Depois é só adotar as dicas essenciais e algumas mudanças nos hábitos diárias para perder mais peso e conquistar o corpo desejado após a gravidez. 

Confira também: Dicas para ensaio gestante

7 Dicas para perder peso depois da gravidez

perder peso depois da gravidez

1. Não se estresse

Não é preciso que uma mãe que acabou de dar à luz perca todos os quilos que ganhou durante a gravidez em algumas semanas ou nos primeiros meses após o parto. Durante os 9 meses de gravidez, o corpo da gestante passou por muitas mudanças importantes. Portanto, é normal que você não recupere o corpo que tinha antes rapidamente. 

Fique calma e não estabeleça metas muito altas, aproveite essa fase e seja feliz com seu bebê. 

2. Preste atenção às refeições

Um bebê vira sua vida de cabeça para baixo e, às vezes, é muito difícil seguir uma rotina. Muitas mães comem muito irregularmente e, acima de tudo, comem coisas que podem cozinhar rapidamente, optando por opções não saudáveis. 

Isso geralmente significa consumir muitas calorias em excesso. Além disso, essa dieta pouco saudável não o ajudará a se preparar para a vida diária exaustiva com o bebê.

Se você deseja acelerar o processo de emagrecimento após a gravidez, a primeira coisa que deve fazer é estruturar melhor suas refeições. 

Comece por dividir as porções das refeições principais em duas, assim você terá que realizar 6 refeições por dia a cada 3 horas. 

3. Cozinhe para você mesmo, tanto quanto possível

Refeições prontas, doces, bolos ou sanduíches… Todos esses alimentos são rápidos e por isso muitas mães gostam deles. No entanto, esses alimentos contêm calorias adicionais. Você pode promover a perda de peso após a gravidez, tentando cozinhar sua própria comida com a maior frequência possível.

Sabemos que isso é difícil devido à falta de tempo e energia, mas é melhor dedicar esse tempo a si mesmo para atingir seu objetivo. Peça ajuda ao seu parceiro e família para cozinhar pratos rápidos e fáceis em porções maiores para que você possa congelá-los, como exemplo, legumes, purê, batata-doce, carnes, etc.

4. Evite lanches entre as refeições

As mulheres que amamentam podem consumir 500 kcal adicionais por dia. Muitas mães gostam de comer barras de chocolate e similares como lanche entre as refeições, mas você deve evitar lanches entre as refeições a todo custo, se você quiser perder os quilos ganhos durante a gravidez. 


O conteúdo calórico das barras energéticas é frequentemente subestimado. Confira as informações nutricionais! É muito melhor comer lanches saudáveis, iogurtes naturais com frutas, vitaminas, ou, um sanduíche.

perder peso depois da gravidez

5. Pratique exercícios regularmente

Poucas mulheres tem tempo para ir à academia após o parto. No entanto, você não precisa correr para a academia para acelerar a perda de peso após a gravidez. Siga as recomendações de seu médico antes, depois inicie com exercícios leves como caminhas de 30 minutos, 3 vezes na semana. 

Conforme o passar do tempo, pode ir intensificando a rotina de exercícios, incluindo musculação, corrida, etc.

6. Crie um espaço para relaxar

A criança finalmente adormeceu: agora é a hora de limpar, lavar… Claro que você quer aproveitar esse tempo para isso, mas é muito melhor você sentar no sofá para relaxar por alguns minutos. 

O estresse é fortemente desencorajado se você quiser perder peso. Se houver constantemente hormônios do estresse em seu corpo, mais gordura será armazenada em sua barriga e é exatamente isso que você deseja eliminar. Portanto, faça pausas regulares para relaxar e descansar um pouco… Os quilos irão desaparecer gradualmente.

7. Tente dormir o máximo possível

Tente dormir o máximo possível. Sabemos que é difícil com um bebê, mas você tem que tentar. Não importa se você tem outras coisas para fazer, o descanso é o que mais o ajudará a perder peso.

Converse com seu parceiro e outros integrantes da família para revezar nos cuidados com o bebê. 

Perder peso é um processo gradual, no qual se deve ter paciência e seguir as recomendações de seu médico e nutricionista, a fim de conquistar o resultado desejado. 

Dicas – Juliana Ferrari

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *