Dieta Atkins: tudo sobre ela!


Dieta Atkins é antiga e um sucesso, entenda como ela funciona e como é feita.

A Dieta Atkins é muito conhecida e usada por milhares de pessoas. Ela consiste no baixo consumo de carboidratos e na restrição de alguns grupos de alimentos, com o intuito de perder peso e atingir o corpo desejado. Já até falamos disso quanto tratamos sobre a alimentação low carb. O principal objetivo da dieta é modificar a maneira com que o metabolismo de cada um funciona. Com a limitação do consumo de carboidrato, por exemplo, o organismo deixará de queimar a glicose para queimar a gordura corporal que está armazenada, o que contribui para a perda de peso.

Esse procedimento é gerado de cetose, pois o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo. Quando você não ingere o carboidrato, o corpo não terá mais glicose para usar como energia, e se renderá ao uso da gordura armazenada como fonte de energia, contribuindo para o seu gasto calórico e para a perda de peso. Veja, a seguir como funciona a dieta Atkins.

Dieta Atkins: tudo sobre ela! (Foto: Divulgação)

Quatro Fases da Dieta Atkins

A dieta Atkins é dividida em quatro fases, sendo que a primeira é a fase de indução, em que consiste em limitar ao máximo o consumo de carboidratos. Essa fase tende a durar duas semanas e leva o corpo rapidamente a entrar no processo de cetose mencionado anteriormente. Durante essa fase o indivíduo deve ingerir apenas 20 gramas de carboidratos por dia, sendo que 15 gramas devem ser saladas e vegetais. Nessa fase o indivíduo pode perder até 5 quilos. Lembre-se que também é indicado ingerir até 8 copos de água por dia.


Dieta Atkins: tudo sobre ela! (Foto: Divulgação)

A segunda fase é a de perda de peso continuada, também chamada de fase PPC. Nessa fase os carboidratos voltam para a alimentação, mas ainda é em uma quantidade que promove a perda de peso. A cada semana que se passa, você pode adicionar 5 gramas de carboidratos à sua alimentação.

A terceira fase, chamada de pré-manutenção, onde a cada semana você aumenta 10 gramas de carboidratos em sua alimentação, até o ponto em que o indivíduo não perde e nem ganha peso. Os alimentos proibidos passam a ser permitidos apenas uma vez por semana nessa fase.

Por último, a fase de manutenção, onde o indivíduo deve manter todos os hábitos aprendidos durante a dieta, para que assim ocorra a manutenção do peso.

Dieta Atkins: tudo sobre ela! (Foto: Divulgação)

Benefícios da Dieta Atkins

Há alguns benefícios que devem ser destacados, por exemplo, o fato de que a dieta realmente funciona. Pessoas que adotaram o método contam que conseguiram perder peso e também continuaram colocando em prática tudo que aprenderam, para que assim pudessem continuar emagrecendo. Você pode manter a dieta para o resto da vida, sempre efetuando a manutenção do peso para não emagrecer de mais.

A dieta também é simples, basta que você saiba o que deve comer e a quantidade certa, e você poderá fazê-la. Você também fica entusiasmado com sua perda de peso, o que contribui para que continue na dieta. A dieta ainda contribui para que você encontre a sua quantidade ideal de carboidratos que podem ser ingeridos, assim você pode manter o seu peso como desejar.

Se você gostou do artigo, pode achar interessente ler mais sobre receitas low carb para perder peso.

Importante

Sempre procure seu médio nutricionista antes de fazer qualquer tipo de dieta, ainda mais se for por conta própria.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na internet.Sempre procure o especialista, não somos consultores nem indicamos nenhuma receita de dieta!

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham ajudado e que consigam com sucesso emagrecer e ter uma vida mais saudável e plena.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *