Quanto de fibra devo ingerir por dia?


Será que existe um consumo diário adequado de fibra? Leia o artigo completo de entenda mais sobre o assunto. Saiba quais alimentos são fonte de fibra, a quanto fibras e tudo mais.

Quanto de fibra devo ingerir por dia?O que são fibras alimentares?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que determinados alimentos possuem fibras, mas você saberia dizer o que é uma fibra alimentar?

As fibras ou carboidratos dos vegetais não são digeríveis pelo organismo e também não servem de nutriente, porém contribuem para a formação do bolo fecal e dessa maneira auxiliam o intestino a digerir os alimentos e a evacuar. É indispensável que se beba bastante quantidade de agua além de ingerir alimentos ricos em fibras pois só assim as fibras poderão ter efeitos positivo no organismo.

Quanto de fibra devo ingerir por dia?

O consumo recomendado de fibras para homens é de 38 gramas e para mulheres é uma média de 25 gramas diárias. As fibras são encontradas em diversos alimentos como brócolis, morango, abacate, maçã, banana, lentilha, entre outros alimentos. Uma alimentação balançada garante a ingestão correta de fibras.

Qual a importância de consumir fibras para o organismo?

Existem diferentes tipos de fibras, por exemplo, há fibra solúveis e fibras insolúveis e cada uma atua de uma maneira em nosso organismo. Estudos comprovam que indivíduos que consomem mais fibras tendem a ter menos disposição a sofrer de problemas cardíacos, obesidade ou diabetes. Fibras são aliadas para quem deseja perder peso com saúde.


As fibras insolúveis auxiliam no funcionamento correto do intestino, já as fibras solúveis ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue e são capazes de reduzir o colesterol.

Fibras alimentares previnem doenças? Quais?

Conforme vimos até aqui as fibras alimentares são grandes aliadas da saúde. Podem ser encontradas em alimentos leguminosos, frutas, serias integrais e hortaliças. Estudos apontam que pessoas que consumem fibras alimentares diariamente associadas a exercícios físicos e a refeições saudáveis reduzem a chance de possuírem câncer de intestino, diabetes ou doenças cardiovasculares.

Deficiência de fibras o que é?

Dizer que alguém possui uma deficiência de fibras alimentares significa que esse indivíduo está consumindo menos que o recomendável de fibras, o que pode ocasionar em doenças intestinais como constipação, fezes ressecadas que ocasionam lesões anais ou até hemorroidas, câncer e hérnias intestinais a longo prazo. É claro que a pessoa com deficiência de fibras alimentares deve se preocupar, porém muitas das doenças aqui citadas são a longo prazo. O primeiro sintoma sentido pelas pessoas que tem carência de fibras são as fezes secas ou em menor quantia. O indivíduo ainda pode notar que o intestino começa a trabalhar lentamente na digestão dos alimentos.

Dicas na hora de aumentar o consumo de fibras?

Prefira alimentos integrais, aumente a ingestão de verduras e frutas na sua dieta, feijões e lentilhas são uma ótima opção de fonte de fibras alimentares. Converse com o seu nutricionista e reveja suas refeições aderindo mudanças necessárias para sua dieta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *