Alimentos Ricos em carboidratos:conheça os mais famosos!


Alimentos ricos em carboidratos podem te dar energia, mas são um problema em sua dieta,saiba tudo sobre eles!

Sem dúvidas, a alimentação tem grande influência no organismo como um todo, não apenas para o ganho ou perda de peso. Neste contexto, os carboidratos também ganham grande destaque, uma vez que não fornecem apenas energia, como as proteínas e gordura, como também podem contribuir ou não com o alcance de seus objetivos em torno de medidas e saúde.

Alimentos ricos em carboidratos

A lista de alimentos ricos em carboidratos é longa. É importante conhecer as características dos alimentos para que você possa montar uma dieta equilibrada. Para lhe ajudar, elencamos alguns dos principais alimentos com muitos carboidratos.

alimentos ricos em carboidratos

Pães

Grande parte dos pães e massas apresentam carboidratos complexos, que serão esclarecidos ao longo deste texto. Ainda mais, os pães apresentam um alto teor de fibras, que contribuem com a nutrição do organismo.

Em alguns tipos de dietas, dependendo do objetivo, os pães são apontados como os grandes vilões. No entanto, assim como outros alimentos, é importante moderar e na dúvida, consultar um nutricionista para obter um cardápio que atenda suas necessidades e objetivos.

Arroz

Tão presente no dia a dia das pessoas, o arroz tradicional apresenta um alto teor de carboidrato simples, por essa razão, é importante moderar o consumo, especialmente atletas. Neste contexto, o integral acaba sendo mais recomendado, mas é importante também ter cautela e se ater ao índice glicêmico.

Milho

O milho também apresenta um teor significativo de carboidratos, porém, o maior cuidado está relacionado com as possíveis combinações. Muitas pessoas consomem em datas comemorativas juntamente com batata doce e em outras ocasiões com sal e margarina. Por mais que ele também contribua com a saciedade devido a presença de fibras, é preciso moderar no consumo e aliá-lo a uma dieta saudável e balanceada.

Mel

O mel, além de saboroso, também apresenta carboidratos, porém, é indispensável consumir com moderação, pois também é fonte de calorias e açúcar.

Batata-doce

Muito famosa principalmente para quem frequenta academias, a batata-doce, por mais que tenha carboidratos complexos, apresenta um baixo índice glicêmico, o que faz com que esse alimento ajude na disposição, entre outros benefícios que proporciona para a dieta.

O que são carboidratos

Primeiramente, é interessante esclarecer o que são os carboidratos e as principais distinções entre eles. Naturalmente, para quem se preocupa com a alimentação, seja para a perda, ganho de peso ou apenas por motivos de saúde, o trio que consiste em carboidratos, proteínas e gorduras, ganha um grande destaque. De acordo com a dimensão da molécula, os carboidratos podem ser:

Carboidratos Simples

Os carboidratos simples correspondem a variadas formas de açúcares, tais como sacarose. Por serem moléculas de pequeno porte, o organismo é capaz de realizar a decomposição e absorção de uma forma mais ágil. Por mais que sejam uma fonte mais rápida de energia, são capazes de aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Carboidratos Complexos

Para entender do que se trata os carboidratos complexos, é importante citar que esses nutrientes são compostos por cadeias de carboidratos simples e dessa foram, antes de passarem pelo processo de absorção, as moléculas maiores precisam ser decompostas, o que torna o fornecimento de energia para o corpo mais demorada.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *