Carqueja: Conheça tudo sobre essa planta!


Confira como a carqueja pode ajudar seu cporpo e saúde com nossas dicas!

A carqueja é uma daquelas plantas que sempre encontramos na horta das cidades do interior, e é indicada para a cura de praticamente todos os males. Mas você sabe para que ela serve, suas propriedades e qual a quantidade ideal para tomar? Continue lendo esse post e tire todas as suas dúvidas!

Para que serve a carqueja?

carqueja beneficios

Bastante utilizada no Brasil como planta medicinal, as principais indicações da carqueja estão relacionadas ao aparelho digestivo. Dentre os seus principais nutrientes estão os flavonoides e as saponinas, que possuem ação antioxidante, o que retarda o envelhecimento precoce das células, além da ação antiinflamatória.

Dentre os seus principais benefícios estão:

  • Proteção do fígado: Sua ação antioxidante protege as células do fígado, desintoxicando esse órgão.
  • Proteção do estômago: Como dissemos, os principais benefícios da carqueja está no sistema digestivo, principalmente o estômago. Ele age evitando o aparecimento de úlceras e melhora a digestão dos alimentos.
  • Proteção para a saúde dos diabéticos: A carqueja ajuda no combate da diabetes porque atua na digestão dos carboidratos, diminuindo a glicose.
  • Emagrecimento: A carqueja também é uma aliada das pessoas que estão em busca de perder alguns quilinhos, sobretudo perto de uma ocasião especial, como um casamento ou uma festa. Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.

Mas, a carqueja realmente emagrece?

Sim! Incluir a carqueja na alimentação diária pode levar a perda de peso graças as suas propriedades diuréticas e no auxílio a digestão. Além disso, ela possui ação termogênica, o que te faz queimar mais calorias. Porém é preciso deixar claro que tomar apenas o chá de carqueja não vai trazer milagres! Você precisa manter hábitos de alimentação saudáveis e seguir uma rotina de exercícios, preferencialmente acompanhado por uma nutricionista.

carqueja

Como tomar a carqueja e onde comprar

A carqueja deve ser consumida na forma de chá. Para preparar, basta ferver a água e despejar por cima de uma xícara com aproximadamente uma colher da planta seca. Abafe por três a cinco minutos, coe e beba na hora. O ideal é não adoçar, mas se o sabor não agradar o seu paladar, vale usar uma colherzinha de mel.

A quantidade máxima recomendada da carqueja é de até 6 colheres de sopa por dia, e não é recomendado fazer o uso por períodos muito prolongados sob o risco de intoxicação.

Você encontra a carqueja em sua forma seca em lojas de produtos naturais por todo Brasil ou em lojas online.

Existe alguma contra indicação?

Apesar se tratar de uma planta medicinal, a carqueja também possui contra indicações graças ao risco de intoxicação. Se você possui doenças graves, está grávida ou em fase de amamentação, é melhor evitar o consumo do chá da planta.

E você? Já usou o chá de carqueja? Já tinha ouvido falar da planta e dos seus benefícios? Se você já usou, conte pra gente nos comentários quais foram os resultados! E continue conosco para saber mais sobre saúde, beleza e emagrecimento! Já falamos aqui também sobre o chá de hibisco, que é bem legal ok?

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *