Alimentação

Os Alimentos que Auxiliam na Produção de Leite na Amamentação


Todos nós sabemos que a amamentação é um momento muito especial na vida da mãe e que leite é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Você já parou para pensar sobre os alimentos que podem auxiliar na produção do seu leite? Essa é uma questão muito interessante principalmente para aquelas mamães que não são muito fãs de hortaliças e frutas, certo.

Alimentos que Auxiliam na Produção de Leite na Amamentação

Primeiro, vamos começar com os principais nutrientes que precisam estar presentes na alimentação das mamães no período da amamentação e seus benefícios:

aumentar leite amamentar

Cálcio

O cálcio é muito importante estar presente no organismo da mãe por ser responsável pelo desenvolvimento dos ossos e a fortificação dos mesmos no corpo do seu bebê, também influenciando no seu corpo.

Proteína

Esse elemento é importante por ser responsável pelo desenvolvimento dos músculos, tecidos e células do corpo do bebê, ainda na barriga ou já nascido. O nutriente também ajuda na fortificação desses componentes do corpo do menino.

Ferro

O ferro é muito importante estar presente no organismo do bebê, pois ele é muito importante no sistema sanguíneo e na produção de hemoglobina.

Vitamina C

Essa vitamina é a principal no organismo do pequeno pelo fato dela ser responsável pelo sistema imunológico e na ajuda da ingestão de ferro presente no leite e nos pequenos alimentos introduzidos na alimentação do seu pequeno, no caso dele já ter alguns meses de vida.

Agora que você já está ciente sobre os nutrientes principais que precisam estar na sua dieta durante a amamentação, vamos saber sobre os alimentos que possuem cada um desses nutrientes.

Alimentos que possuem cálcio:

derivados de leite;

sardinhas;

brócolis;

gergelim;

aveia.

 

Alimentos que possuem proteína proteína:

carnes bovinas, de aves e marinhas (excertos cação, peixe-espada, cavala-rei e pescada branca);

ovos;

leites;

iorgutes;

leguminosas;

queijos;

quinoa;

Tofu.

Alimentos que possuem ferro:

gema;

lentilhas;

feijão;

sementes abóbora;

frutas secas.

Alimentos que possuem Vitaminas C:

frutas cítricas;

batatas;

pimentão;

kiwi;

couve-flor;

repolho.

Além desses alimentos, separamos mais 4 essenciais na dieta para auxiliar na produção do leite materno:

 

Sucos naturais e água

Bebidas naturais dia muito eficazes quando o assunto é produção de leite, pois ela ajudam os ductos a enviarem o leite para a mama com maior facilidade, até pelo fato do leite ser composto 85% de água.

Chás sem cafeína também são ótimos para a produção de leite.

 

Sopa de legumes

Como sabemos, os legumes são a principal fonte de vitaminas e nutrientes para nosso organismo, então, por que não misturar todos em uma sopa e juntar todas as vitaminas em uma única refeição?

As sopas de legumes são muito eficientes e ajudam muito na produção de leite por serem líquidas e de maior facilidade de absorção.

 

Ovo

Os ovos possuem agentes que protegem os bebês evitando alergias e trazendo agentes defensores contra invasores no organismo do pequeno.

Na dieta, você pode incluir um ovo cozido por dia para adquirir esse agente protetor.

 

Amendoim

Você já ouviu falar que reagente remove reagente? É algo meio complicado de se explicar e pode não fazer muito sentido. Mas na química, para remover uma camada de gordura por exemplo, é necessário que o produto que vai removê-lo tenha a mesma composição química, ou seja, precisa também ter a gordura.

Nesse caso da amamentação não é diferente.

Sabemos que o amendoim pode causar alergia, certo? Tendo seu componente no leite e levando-o ao organismo do pequeno, pode acontecer dele ser imune a ter alergia desse alimento, pois seu sistema imunológico já estará acostumado com as substâncias que a leguminosa possui.

 

Soja

Esse alimento é muito importante na dieta da mãe para ter boa produção de leite, pois ele ajuda a deixar o leite mais intenso garantindo maior sustento do seu pequeno.

Você pode incluir sucos com a soja para tomar no seu dia-a-dia.

 

O que evitar durante a amamentação?

Assim como tem alimentos bons, também existem aqueles que são vilões na dieta das mamães e podem até impedir que a produção do leite seja realizada com facilidade.

Os alimentos que não são aconselháveis durante a amamentação, são:

Carnes gordurosas;

Fritura;

Muito carboidrato (massas, pães, queijos em excesso);

Chocolate em excesso;

Cafeína;

Chás escuros (matte, preto);

Bebidas alcoólicas, principalmente vodka, pinga e whisky;

Pimenta em excesso.

Importante

As informações aqui presentes são de domínio público na internet e não substituem nenhum tipo de aconselhamento médico. Sempre procure seu médico antes de fazer qualquer dieta alimentar. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *