Proteína de soja – quais os efeitos pro corpo?


A proteína de soja pode ser uma boa opção para substituir a proteína animal, principalmente para os vegetarianos e veganos. Entretanto, qualquer pessoa pode consumir e usufruir dos benefícios que esse tipo de alimento pode trazer para o corpo.

A proteína de soja está se tornando cada vez mais comum pois ela gera centenas de benefícios para a saúde, podendo ser incluída na alimentação de qualquer pessoa. Se você está curioso para saber do que ela capaz, leia a seguir e descubra tudo.

proteína de sojaBenefícios da proteína de soja para o corpo

A proteína de soja nada mais é do o que sobra da soja quando todo o seu óleo é extraído. Estudos já comprovaram que a soja possui mais proteínas do que os ovos, as carnes vermelhas e os peixes. As proteínas são essenciais para o nosso corpo, sendo responsáveis pela reconstrução, crescimento e conservação dos órgãos, células e tecidos. A proteína também pode nos ajudar a ter mais energia.

A proteína de soja possui isoflavona de soja, um antioxidante que combate os radicais livres de nosso corpo e também fortalece o nosso sistema imunológico. A isoflavona de soja ainda combate o envelhecimento. A proteína de soja também é rica em fibras, o que ajuda a combater o colesterol ruim.

proteína de sojaProteína de Soja X Proteína Animal: qual a diferença?

As proteínas animais que são obtidas por meio das carnes e dos ovos possuem um alto valor biológico e sendo assim, são mais completas. As proteínas vegetais, como a de soja, possuem um baixo valor biológico e por isso possuem menos quantidades de aminoácidos essenciais, que são aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e que precisamos ingerir. Por outro lado, a proteína vegetal não possui tanta gordura quanto a animal.

Você pode mesclar o consumo das duas proteínas para obter tudo o que precisa, se esse for o caso.

proteína de sojaProteína de soja emagrece?

A proteína de soja é rica em BCAA que nada mais são do que os aminoácidos glutamina e arginina. Esses aminoácidos são essenciais para a construção muscular e para o crescimento, e também contribuem para a queima de calorias pois aceleram o metabolismo. Ao consumir a proteína de soja, sua energia é aumentada e você consegue ter um melhor desempenho na hora de praticar atividades físicas, o que gera queima de calorias.

Para isso, no entanto, é preciso ingerir a proteína de soja logo antes do treino.

Quanto e como consumir proteína de soja

Para que você receba todos os benefícios mencionados sobre a proteína de soja, é essencial consumir pelo menos 25 gramas dessa proteína diariamente. A proteína de soja pode ser encontrada em alimentos como o tofu, no leite de soja, na farinha de soja e em vários outros alimentos de soja. Ela ainda pode ser usada para substituir a carne.

Você consegue encontrar a proteína de soja principalmente em lojas de produtos naturais, mas também em mercados. O seu preço varia de acordo com a quantidade.

Se você quer comer gostoso e saudavel, sugiro ler sobre as receitas low carb que são uma delicia.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *