Manteiga de garrafa engorda?


Delícia do nordeste, ela é super famosa na culinária, mas será que manteiga de garrafa engorda? Saiba aqui!

Você já ouviu falar na manteiga de garrafa? Ela é um tipo de manteiga muito conhecido no Nordeste de nosso país, sendo um ingrediente principal para muitos pratos típicos da região. Muitas pessoas acabam confundindo a manteiga de garrafa com a manteiga ghee, mas apesar de ambas serem clarificadas, o processo de produção é diferente, assim como o sabor no final.

Conhecer esses tipos de manteigas permite que você enriqueça o seu cardápio e teste pratos diferentes, além de também poder estar ciente dos benefícios que esse tipo de alimento pode trazer. A seguir, conheça mais sobre a manteiga de garrafa e veja se ela engorda ou não.

manteiga de garrafa engordaManteiga de garrafa X manteiga ghee

A manteiga de garrafa é uma manteiga brasileira, muito usada em receitas dos nordestinos. Ela se diferencia da manteiga ghee principalmente pelo seu modo de preparo. A manteiga ghee é preparada a partir do leite de vaca e consiste em um processo de fervura da manteiga junto de outros sólidos do leite por determinado tempo. Esses sólidos se caramelizam, gerando o aroma, o sabor e a cor que já são conhecidos da manteiga ghee. A manteiga ghee possui um sabor mais forte, além de uma cor também mais escura.

Já a manteiga de garrafa é feita através do cozimento da nata do leite, de modo que reste somente a gordura e as partículas sólidas da nata, gerando a manteiga com um sabor bem diferente.


Como é feita a manteiga de garrafa

A manteiga de garrafa, como mencionamos, é gerada por meio do cozimento da nata do leite, até que toda a água se evapore e reste somente as partículas sólidas da nata. Sendo assim, a manteiga de garrafa é clarificada como a ghee, mas o seu processo de criação é totalmente diferente.

Todas as manteigas que são clarificadas acabam se tratando do óleo puro da manteiga, onde toda a água, toxinas e substâncias são removidos, como a lactose. Por isso que tanto a manteiga de garrafa quanto a ghee podem ser consumidas por pessoas intolerantes. A manteiga de garrafa é livre de sal e lactose, além de não precisar de refrigeração e também é mais resistível ao calor.

manteiga de garrafa engordaManteiga de garrafa engorda?

A manteiga de garrafa pode possuir menos calorias pelo processo de eliminação das toxinas e substâncias, mas somente ela por si só não terá como aumentar seu peso, há menos que você consuma em excesso.

Manteiga de Garrafa

A manteiga de garrafa pode ser feita em casa ou também pode ser comprada em supermercados e em estabelecimentos de produtos naturais. Ela pode ser usada em várias receitas, mas é usada principalmente em pratos típicos da região do Nordeste brasileiro.

Ela pode ser uma boa substituição para outras manteigas, mas se você quer uma substituição rápida e prática, opte pela manteiga ghee que é bem mais fácil de fazer.

De qualquer modo, vale a pena comprar para experimentar e conhecer o seu sabor diferenciado. Você também pode encontrar em viagens para o Nordeste.

Já falamos em outro artigo aqui sobre os benefícios do ovo de codorna, sugiro a leitura do artigo sobre ele

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *