Programa Brasil Sorridente 2019: Tratamento dental gratuito? Conheça!


Conheça tudo sobre o programa brasil sorridente 2019, se ele acabou e como ele atua na promoção da saude bucal gratuita

Em nosso cotidiano, as pessoas estão tendo que cuidar cada vez mais de sua saúde bucal. Mas infelizmente, nem todo mundo consegue pagar um plano de saúde, ainda mais um que cubra tratamento dental. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o programa Brasil Sorridente 2019, que presta atendimento bucal pelo sus de forma gratuita e efetiva. No artigo de hoje vamos mostrar como funciona e quem tem direito a fazer.

Programa Brasil sorridente 2019

Programa Brasil Sorridente

Indo direto ao assunto, o Programa Brasil Sorridente foi criado em 2004 e faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Qual objetivo do programa ?

Seu principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).O atendimento normalmente é feito no CEO.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Brasil Sorridente 2019


são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo , os seguintes serviços:

» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
» Periodontia especializada
» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
» Endodontia
» Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Outra frente são as unidades móveis que atendem zonas mais afastadas:

brasil programa sorrisso

Quem pode se inscrever?

Um dos requisitos para ser atendido pelo programa Brasil Sorridente é possuir renda familiar por pessoa dentro do estabelecido pelo Governo Federal. Os que forem classificados como de baixa renda terão tratamento prioritário no programa, uma vez que seu objetivo é justamente atender aos que mais necessitam. Várias cidades brasileiras já contam com o programa e várias outras estão se cadastrando.

A inserção da Saúde Bucal na estratégia Saúde da Família representou a possibilidade de criar um espaço de práticas e relações a serem construídas para a reorientação do processo de trabalho e para a própria atuação da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde. Dessa forma, o cuidado em saúde bucal passa a exigir a conformação de uma equipe de trabalho que se relacione com usuários e que participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população e mediante o estabelecimento de vínculo territorial (Ministério da Saúde).

Bolsonaro acabou com o programa Brasil sorridente ?

Desde a posse do governo Bolsonaro, em 1 de janeiro de 2019, a Coordenação Nacional de Saúde Bucal (integra o Departamento de Atenção  Básica do Ministério da Saúde) está acéfala, sem qualquer comando, em sinistra sintonia com o Executivo.

Resultado: não há ninguém respondendo pelo programa Brasil Sorridente, que está abandonado, ameaçando a existência da política de saúde bucal.

E o que é pior:  colocando em risco a assistência de milhões de brasileiros que têm no SUS sua única fonte de oferta de serviços de saúde bucal.

Como me informar sobre o programa?

Voce pode saber todos os dados no portal dados do governo federal, clicando aqui.

Conclusão

Gostaram das informações? Esperamos que sejam uteis

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


6 comments

  1. MAGALLY ROMANO

    Meu sonho é fazer implante ,uso prótese,me sinto muito mal.Se houver alguma possibilidade,se não tiver jeito,quero
    fazer uma prótese superior e inferior.tenho dois endereços.Sou de BH;MG e temos uma casa lá,tenho um filho morando lá.Moro em Vitória E.S mas retornaremos. Estou aqui,pagamos aluguel,estou ansiosa p/ meu esposo aposentar,,p/ voltar p/ la.Então resumindo, qualquer um dos dois endereços para mim está ótimo.Muito obrigada,quem ler me coloque em uma destas cidades .Magally N Romano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *