O plasma de argônio é uma alternativa para pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica, mas voltaram a ganhar peso com o passar do tempo. Essa cirurgia é muito benéfica e realizada nos dias atuais, pois além de ajudar o paciente a perder peso, como combater e aliviar sintomas de doenças como diabetes, hipertensão, além de diminuir o risco de mortalidade e melhorar a qualidade de vida, principalmente de pessoas que estavam na obesidade.
No entanto, fazer a cirurgia não significa que você ficará magro ou com o mesmo peso para sempre. Ao longo do tempo, você pode voltar a engordar, devido a vários fatores, principalmente à uma má alimentação. No entanto, o ganho de peso também pode ser causado por outro motivo, do qual falaremos a seguir.
Ganho de peso após a bariátrica
O ganho de peso após a bariátrica também pode estar sendo causado pela anastomose. A anastomose é a emenda cirúrgica feita entre o estômago que foi reduzido e o intestino delgado. Essa emenda deve ter um determinado tamanho, mas com o tempo ela pode ir se dilatando, o que irá permitir uma passagem rápida dos alimentos, gerando menos saciedade e fazendo com que você coma mais.
Tudo isso pode acarretar no ganho de peso, mas é importante lembrar que se você não se alimentar corretamente e levar uma vida sedentária, o ganho de peso pode ser ainda mais rápido. Para tratar esse problema de ganho de peso e da dilatação da anastomose, há um procedimento endoscópico com plasma de argônio, cujo intuito é reduzir o diâmetro novamente.
Veja o que é o Plasma de Argônio
O plasma de argônio endoscópico é uma técnica que tem como intuito reduzir novamente o diâmetro da emenda da anastomose. Para isso, a técnica realiza uma termocoagulação da mucosa da anastomose gastrointestinal, diminuindo seu diâmetro e fazendo-o retornar ao que era logo após a cirurgia.
Dessa forma, os alimentos passam a demorar mais para serem absorvidos, o que aumenta a saciedade novamente, levando ao menor consumo de alimentos e calorias.
Como funciona a aplicação da técnica?
Para que a técnica possua bons resultados e o paciente possa se beneficiar, é indicado fazer algo em torno de três sessões com o plasma de argônio. Entre essas sessões é indicado ter um intervalo de um mês e meio a dois meses.
Dessa forma, ocorre uma redução gradual do diâmetro, aumentando a saciedade do paciente e diminuindo o seu peso. No entanto, somente isso não basta. Além de passar por esse procedimento, o paciente deve praticar atividades físicas e ter um acompanhamento nutricional, para que se alimente corretamente.
Vantagens do Plasma de Argônio
Uma das principais vantagens do plasma de argônio é que ele se trata de um procedimento quase nada invasivo, sendo realizado por endoscopia, sem que o paciente precise passar por um procedimento cirúrgico novamente. Quase não há riscos e é uma técnica muito tolerada por todos os pacientes.
Com essa técnica os pacientes conseguem perder cerca de 90% de todo o peso que ganharam após a cirurgia.
Sempre procure seu médico para se informar melhor sobre esse tipo de procedimento!