Saude

Periodontite – doença principal causadora da queda dos dentes.


Também chamado de doença periodontal, a periodontite é um dos grandes responsáveis pela queda dos dentes, causada pela má higiene bocal esta doença pode ser tratada facilmente.

O que é periodontite

A periodontite é uma doença causada por uma infecção bacteriana que atinge os tecidos, ligamentos e ossos que envolvem e sustentam os dentes, juntos eles formam o que chamamos de periodonto. Quando não tratada corretamente a periodontite poderá causar danos como: reabsorção óssea, retração da gengiva, amolecimento e por fim a perca dos dentes.

Qual a diferença entre gengivite e periodontite

periodontite

A mais conhecida gengivite é a fase anterior a periodontite, sendo o primeiro sinal de que há algo de errado com sua higiene bucal; a gengivite é uma inflamação na gengiva que compromete um ou mais dentes, é causada por uma placa bacteriana chamada biofilme, essa bactéria penetra o espaço em que o dente entra em contato com a gengiva e ali se mantem, caso essa gengivite não seja tratada corretamente é então que ela se torna a periodontite. 

O que causa periodontite

A gengivite e posteriormente a periodontite são causadas pela presença de placas bacterianas nas gengivas; tais placas bacterianas são formadas e atacam suas gengivas caso você não mantenha uma boa rotina de higiene bucal, isso inclui desde a escovação, utilização de fio dental e acompanhamento odontológico.

Existem alguns outros fatores que podem levar uma pessoa a sofrer com a periodontite, são eles: tártaro, cáries, baixa produção de saliva, utilização de tabaco e a utilização de alguns remédios em específico. 

Sintomas de periodontite

A gengivite

você poderá identificar com o inchaço da gengiva, vermelhidão ao redor do dente e sangramentos espontâneos ou quando estiver realizando a higienização dos dentes. 

Sintomas da periodontite

Já os sintomas da periodontite são basicamente os mesmos da gengivite, porém com a presença destes sintomas ainda maiores, os sangramentos se tornarão ainda mais comuns por exemplo, na periodontite você ainda poderá sentir algumas alterações bucais como a presença do mau hálito e seu paladar pode ficar alterado. 

Como evitar periodontite

Uma vez em que a periodontite está totalmente relacionada com a higiene bucal as formas de evitar a mesma também dependerão dos seus cuidados bucais, então siga algumas dicas:

  • Esteja atento a escovação dentaria de crianças pequenas, as mesmas podem não ter muita noção sobre a correta escovação e acabar por deixar diversas bactérias dentarias agindo em sua boca. 
  • Evite alimentos e bebidas doces e caso faça o consumo dos mesmos certifique-se de escovar os dentes logo após a ingestão dos mesmos;
  • Sempre escove os dentes antes de se deitar, mesmo que já tenha o feito após o jantar; 
  • A utilização de qualquer tipo de tabaco é um grande vilão para a saúde dos dentes e gengivas, desta forma se realiza o consumo diário dos mesmos as chances de possuir gengivite e periodontite são maiores;
  • Lembre-se de realizar visitas regulares ao dentista. 

Qual o tratamento para periodontite

periodontite

O processo de tratamento contra a periodontite se inicia desde a presença da gengivite, uma vez em que você começar a realizar uma boa e correta higienização bucal, com boa escovação e utilização de fio dental, já será o suficiente para que a periodontite não lhe atinja. 

Entretanto caso você ignore a gengivite e a periodontite já seja uma realidade para sua saúde os procedimentos para tratamento serão diferentes, na maioria dos casos o paciente precisara passar por uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva, após se inicia um processo de alisamento da raiz e por fim o alinhamento dos dentes para que o foco da periodontite seja totalmente eliminado; em alguns casos será necessário a utilização de antibióticos e anti-inflamatórios. 

Não deixe com que uma doença facilmente tratável como a periodontite seja a responsável pela queda de seus dentes, adquira os melhores planos de saúde individual em Curitiba e garanta um tratamento e acompanhamento odontológico para manter sua saúde bucal em dia, longe de doenças e quaisquer bactérias que possam lhe afligir.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *