Saude

Parto Natural: quais as principais vantagens? Saiba tudo aqui!

Parto natural é altamente recomendado, entenda por que e veja seus benefícios para mãe e bebê.

Tem muita mamãe que fica aflita na hora de decidir que tipo de parto quer, porque esse é um momento muito especial: a chegada de um filho.  Por isso hoje resolvemos falar desse assunto tão especial, porque uma das grandes preocupações da mulher logo que engravida e ao longo da gestação é pensar no parto que gostaria de ter. É impossível se preparar detalhadamente ou tentar entender o que acontecerá nesse momento, pois o parto normal é uma experiência única para cada mulher.

parto natural

Por isso, é imprescindível falar que o parto normal é o modo mais natural de se trazer um bebê ao mundo. Apesar disso, ele ainda assusta pelos relatos de dor e de demora do trabalho de parto que são considerados as únicas desvantagens inevitáveis de um processo natural. Mas é possível ter um parto sem dor com a ajuda de anestesia peridural e outros métodos como banho de imersão e massagem, que auxiliam de forma poderosa nessa etapa. Leia com atenção as informações ao longo do texto.

Trabalho de Parto

Até chegar a hora e a dor do parto normal realmente, iniciará um processo que pode ser longo ou não. O trabalho de parto se inicia com as contrações que começam lentas e quase indolores, podem vir seguidas com dores acentuadas nas costas e algumas vezes acompanhada de diarreia.

Essas dores parecidas com cólicas irão aumentar cada vez mais e irão acontecer em intervalos de 3 a 4 minutos. Esse é o processo de dilatação do colo do útero que irá aumentar até 10 centímetros até estar pronto para a segunda etapa do parto normal.

Vantagens do Parto Natural

  1.  Traz benefícios tanto para a mãe quanto ao bebê;
  2. Recuperação muito mais rápida;
  3. Oferece menos riscos ao neném;
  4. A mãe produz hormônios ocitocina e prolactina naturalmente, que irão auxiliar no amadurecimento cerebral do bebê;
  5.  Favorece a produção de leite para a amamentação;

parto natural

Como Identificar os Sinais de que a Hora Chegou?

  • Dores nas costas semelhantes à cólicas menstruais fortes.
  • Perda do tampão, um muco com sangue ou secreção rosácea ou sanguinolenta que sai do colo do útero para passagem do bebê.
  • Endurecimento ritmado da barriga com ou sem dor e com um intervalo de 15 ou 10 minutos. As contrações passam a ser frequentes e bem regulares, isso quer dizer que o trabalho de parto pode ter começado.
  • Colo do útero muito macio, quer dizer também que o parto se aproxima! Esse é o colo do útero apagado tão falado em consultórios médicos.
  • E por fim mas não menos importante, a bolsa rota! Mas atenção, nem sempre que a bolsa se rompe é uma cachoeira de água como nos filmes. Pode acontecer como foi comigo, uma ruptura parcial que deixa que o líquido escape mas sem muito alarme para a gestante. Monitorar é necessário e qualquer sinal anormal de umidade deve ser investigado.

Como ajudar acelerar o Trabalho de Parto?

Cada mulher tem sua maneira de vivenciar essa experiência. Algumas optam por lidar e tentar amenizar os sinais de trabalho de parto normal como caminhar auxilia no processo de dilatação além de aliviar o incomodo das contrações mais fortes que chegam já no final. Banhos mornos, respirar tranquilamente e uma boa massagem também são fortes aliados para se passar por essa experiência de forma proveitosa e tranquila.

Outra coisa que é comum acontecer e você precisa saber, é que a bolsa nem sempre se rompe sozinha, por isso o medico pode optar em estourá-la para que o processo do trabalho de parto seja acelerado e finalmente conseguir fazer o parto normal. Nesse momento, você pode pedir algum tipo de analgesia ou seu próprio medico irá oferecer, fazendo com que consiga relaxar e a dilatação chegar ao seu total proporcionando um parto normal sem dor.É que o colo do útero estiver totalmente dilatado, as contrações estarão vindo já em intervalos de 2 em 2 minutos podendo durar até um minuto e a fase da expulsão do parto normal está próxima.

Dilatação…5,4,3,2 e 1!

O trabalho de parto pode se prolongar até 24, 32 horas somente esperando pela dilatação total que é necessária. A evolução da dilatação pode ser muito lenta, cerca de meio a um centímetro a cada 2 a 3 horas. Os 5 primeiros centímetros de dilatação costumam ser os mais demorados, mas isso não é uma regra geral, apenas uma observação feita por alguns profissionais que lidam o dia a dia com trabalho de parto. Já do lado contrário, há mulheres que dilatam muito rapidamente, em cerca de 2 a 4 horas de trabalho de parto latente, já tem uma dilatação quase completa!

parto natural

parto natural

Conclusão

Antes do trabalho de parto se iniciar, o corpo vai dando sinais ao longo dos dias que o grande momento está chegando. Dores, incômodos são naturais na reta final porém as dores intensas só ocorrerão com o trabalho de parto ativo e bem próximo ao nascimento do bebê. O trabalho de parto só é definitivo quando constatado que as contrações estão regulares e ritmadas. Por isso a gestante pode anotar o tempo de cada contração e também ser confirmado na maternidade através do exame de cardiotocografia.

É  muito importante também ler bastante sobre o assunto e conversar com seu médico obstetra de confiança. Não vale ficar com a cabeça cheia de dúvidas! Pois o mais importante é o bebê vir ao mundo com todas as condições de saúde e segurança para a vida dele e da mamãe seja parto natural ou cesárea.

parto natural

Para quem deseja engravidar, sugiro ler sobre o estimulante sexual feminino para dar uma turbinada na relação.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! 

One Comment

  1. Que bom seria se todos os sites fossem tão bons quanto esse. Eu não perderia tanto tempo procurando por informações. Abraço e sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *