Saude

Tabelinha para engravidar: veja como fazer!


Tabelinha para engravidar é usada há décadas, tanto para engravidar quanto apra evitar filhos. Entenda como funciona!

Um método já antigo, a tabelinha elaborada para favorecer a probabilidade da gestação ou como procedimento anticoncepcional, ainda é usado por muitas pessoas, afinal, é uma maneira de ter um maior controle do ciclo. Neste texto, informações como a funcionalidade da tabelinha, como estruturá-la e principais aspectos do ciclo menstrual, serão apresentadas. Veja a seguir.

Qual é a função da tabelinha para engravidar?

tabelinha para engravidar funciona

Por mais que algumas mulheres utilizem a famosa tabelinha para engravidar, outras, a utilizam como maneira de se prevenir da gestação. Afinal, na tabelinha é possível acompanhar as datas aproximadas, tanto as férteis, quanto as inférteis, usando isso a favor de seu objetivo.

Como estruturar essa tabelinha?

Primeiramente, antes de conhecer a forma de estruturar uma tabelinha, é interessante citar que cada mulher apresenta um ciclo menstrual com suas particularidades, principalmente no que diz respeito a duração, intensidade, indícios como cólicas, entre outros. Os ciclos menstruais podem variar entre 25 a 36 dias, ao notar irregularidade ou algo suspeito em seu ciclo, não se esqueça de buscar por um médico ginecologista.

Variados métodos em torno da tabelinha são apontados, porém, aponta-se que se deve considerar o dia da ovulação para avaliar o risco de gravidez. Normalmente, o período fértil é em torno de 5 dias anteriormente a ovulação até 1 dia depois, além disso, a ovulação acontece em torno de 14 dias antes do próximo ciclo da menstruação. Dessa forma, para quem quer engravidar, a atenção nos dias férteis deve ser redobrada.

Tabelinha para engravidar

Aplicativos para engravidar – conheça sua menstruação

Para as pessoas que a apresentam um ciclo menstrual regular, pode ser mais fácil de estruturar uma tabela sozinha. Todavia, para obter mais praticidade, hoje em dia existem uma série de aplicativos que podem prestar um grande suporte neste contexto, tais como:

Calendário menstrual: trata-se de um aplicativo que visa atender de forma ampla as mulheres, pois além da possibilidade de marcar o início e final da menstruação, previsões são realizadas sobre os próximos ciclos, aparecendo também no calendário os dias de baixa e alta probabilidade de gravidez. Ainda é possível realizar anotações e ter acesso a um gráfico, dessa maneira, fica mais prático ter noção das particularidades do seu ciclo;

Calendário Menstrual Flo: assim como os outros aplicativos citados, o Flo também possibilita os registros dos primeiros e últimos dias do ciclo menstrual. Além disso, apresenta uma janela fértil, com uma calculadora de ovulação que é favorável principalmente para quem deseja engravidar. Também é possível agendar lembretes do seu ciclo menstrual;

Clue: com o Clue, além da possibilidade de registrar e poder acessar sua média geral de ciclo da menstruação, também é possível colocar uma senha personalizada, promovendo assim, uma maior proteção à sua privacidade.

Atenção

Por mais que a tabelinha contribua para que, de fato, exista um maior conhecimento das probabilidades mais altas e mais baixas de gravidez, é indispensável considerar que ainda assim existe o risco de engravidar ou não. Dessa forma, caso queira engravidar, fique atenta ao seu ciclo e se preciso, busque orientação médica, porém, se não deseja, sempre se previna.

Se você precisa de uma ajudinha na hora sugiro ler nosso artigo sobre estimulante sexual feminino. Boa leitura!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *