Pele

O que exatamente é colágeno hidrolisado? Nós Explicamos + 4 Benefícios




Os suplementos de colágeno são bastante populares por seus benefícios e bem-estar geral; promovendo desde uma pele e cabelos mais brilhantes, além de músculos mais fortes e articulações flexíveis. Mas se você começou a pesquisar sobre esses suplementos em pó, provavelmente já viu alguns termos como: “colágeno hidrolisado”, “hidrólise” e “hidrolizado de colágeno”. O que exatamente isso significa? Aqui está tudo o que você precisa saber.

 

O que é colágeno hidrolisado?

O colágeno é uma família de proteínas fibrosas que são as proteínas mais abundantes em nosso corpo. No entanto, quando suplementados com colágeno, proveniente de peles de vaca e escamas de peixe, esse colágeno precisa ser decomposto primeiro para que nossos corpos possam usá-lo. Essa versão é chamada de colágeno hidrolisado e é criada através de um processo chamado hidrólise, onde as moléculas de água rompem as ligações químicas.

colageno

“O colágeno é uma proteína complexa feita de três cadeias de aminoácidos, enquanto o colágeno hidrolisado é o colágeno que é dividido em pequenas cadeias de proteínas, chamadas peptídeos de colágeno , que são feitas de alguns aminoácidos”, explica Nour Zibdeh, MS, RDN, CLT .

 

Tecnicamente, isso significa que todos os suplementos de colágeno são hidrolisados, mas são divididos em graus variados. Quando o colágeno é completamente hidrolisado, é fácil de usar porque se dissolve em líquidos ou na água. Também é essencialmente insípido (sem gosto) e inodoro (sem cheiro), e é por isso que é tão conveniente adicioná-lo facilmente em receitas diferentes.

 

Por que você deve escolher colágeno hidrolisado em vez de gelatina?

Se o colágeno não foi totalmente decomposto, sendo apenas parcialmente hidrolisado, ele é comumente chamado de gelatina, que você até pode encontrar como suplemento, mas não é tão comum. Os suplementos de gelatina contém peptídeos maiores e não se dissolvem tão facilmente em líquidos. A gelatina é frequentemente usada para fazer gomas ou como espessante, pois gelifica quando misturada com líquidos. Como não é completamente decomposta, a gelatina tem maior probabilidade de causar dores de estômago e inchaço devido às unidades maiores de peptídeos.

colageno em capsulas

Quanto ao colágeno, como dissemos, ele tem uma vantagem em relação a gelatina, por conta da absorção pelo corpo humano. Existem variações quanto ao tipo de colágeno e a indicação de uso, que podem ser observados no comparativo no site Seletos, sobre os melhores colágenos hidrolisados. Alguns atuam mais sobre pele, cabelos e unhas, já outros, em músculos e tendões. Afinal muitas fórmulas tem outros compostos e suplementos adicionados para auxiliar e promover um resultado potencializado.

 

Quais são os benefícios dos suplementos de colágeno hidrolisado?

 

  • Pele e cabelo: Estudos mostraram que tomar peptídeos de colágeno melhora a elasticidade da pele, os níveis de hidratação e promove uma textura mais jovem. Os suplementos de colágeno também fornecem muitos dos aminoácidos e nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.
  • Intestino: Pesquisas mostram que o colágeno pode ajudar a manter a saúde intestinal .
  • Articulações: Com base em pesquisas crescentes, o colágeno também foi encontrado para controlar a dor crônica nas articulações, ajudando a controlar os níveis de dor.
  • Músculos: Estudos mostraram que a suplementação de colágeno hidrolisado atua e auxilia na força muscular e na composição corporal. Por consequência, os suplementos de colágeno podem dar melhor apoio a parte músculo esquelético do corpo.

Gostaram das dicas Pessoal?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.