Microagulhamento: para que serve? Quais os benefícios?


Veja o que o microagulhamento pode fazer pela sua pele, combatendo estrias, celulite e muito mais. Confira!

No mundo atual, a tecnologia dos cuidados estéticos evoluiu altamente rápido. Existem no mercado, uma série de técnicas para a pele que podem combater celulite, estrias e muito mais, com efeitos muito bons e que deixam poucas marcas. Uma destas técnicas é o famoso microagulhamento, que embora tenha muitos resultados positivos, requer certo cuidado antes de ser adotado. No artigo de hoje você irá entender tudo sobre ela, bem como seus benefícios e efeitos. Acompanhe conosco.

O que é o microagulhamento?

microagulhamento

indo direto ao assunto, o microagulhamento é uma técnica que consiste na produção de múltiplas e finas perfurações na pele por meio de um sistema de rolamento dotado de microagulhas. Existem 2 técnicas:

1 – Através de um aparelho cilíndrico com um disco contendo inúmeras microagulhas estéreis de aço inoxidável em uma estrutura de rolamento. Existem rolos que variam na quantidade de agulhas. O modelo depende do foco e intensidade que o tratamento necessita. O comprimento das agulhas varia de 0,5 a 3,0 milímetros.

2 – Através de uma caneta elétrica com microagulhas fixadas em sua ponteira. Uma das vantagens da caneta é que ela provoca um número bem maior de perfurações, o que propicia resultados mais satisfatórios. Outra vantagem é que o aparelho permite variar o comprimento da agulha de acordo com a região a ser tratada enquanto está acontecendo a sessão.

As microagulhas do microagulhamento penetram na pele centenas de vezes, fazendo com que as células reajam a este estímulo, liberando fatores de crescimento e melhorando a estrutura da pele, através da indução de colágeno e elastina, proteínas fundamentais para uma pele saudável. Assim, o microagulhamento promove o rejuvenescimento da pele, e a formação de novos vasos sanguíneos melhora a circulação sangüínea, aumentando o suporte nutricional e de oxigênio, o que acelera a eliminação de toxinas. A regeneração ocasionada pelo microagulhamento melhora a textura da pele, atenuando cicatrizes, linhas de expressão, manchas, entre outros benefícios.

microagulhamento efeitos

O objetivo deste tratamento é estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno.Ele pode ser feito de várias formas, com objetivos diferentes:

CAPILAR: com o objetivo de tratar a Alopécia Androgenética

FACIAL: Com objetivo de rejuvenescimento de pele e tratar também a acne.

CORPORAL: Com o objetivo de tratar estrias cutâneas e celulites.A técnica consiste em deslizar o aparelho em cima das estrias com as agulhas que penetram na pele. As agulhas abrem o caminho para que os cremes ou ácidos que são aplicados a seguir, tendo uma absorção muito maior, com cerca de 400%.


Quais os benefícios dessa técnica?

O procedimento de microagulhamento serve para diversas finalidades e proporciona benefícios como:

  • Clareamento de manchas do tipo melasma
  • Clareamento de manchas diversas
  • Melhora de estrias
  • Diminuição de rugas e marcas de expressão
  • Melhora de poros e textura da pele como um todo
  • Diminui cicatrizes de acne
  • combater a calvície ( alopecia)

O tempo de cada procedimento pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente, assim como, o procedimento realizado. Podendo variar de 30 minutos à 1 hora. O número de sessões pode variar de acordo com cada caso. É indicado um intervalo de 30 dias a cada sessão.

microagulhamento beneficios

Quais os efeitos colaterais?

O principal risco é a irritação da pele após o procedimento. Outros efeitos colaterais podem incluir:

  • Inchaço
  • desconforto no local
  • vermelhidão
  • contusões
  • secura
  • descamação da pele

Quem não pode fazer?

Embora seja um procedimento considerado “tranquilo”, existem alguns grupos de pessoas que não podem fazer:

  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea
  • Pessoas portadoras de Diabétes.
  • Pessoas com Câncer
  • Doença de pele ativa na região a ser tratada
  • Herpes ativa
  • Pessoas que sofrem de psoríase
  • Gestantes

Quanto tempo dura o efeito do microagulhamento?

Tudo depende do que você está tratando. No geral, o intervalo entre uma sessão e outra costuma ser de duas semanas a um mês. “Se você está realizando o microagulhamento para rejuvenescer a pele, precisa repetir o procedimento daqui a um mês. Agora, se for para o tratamento de melasma, o tempo se torna um pouco menor”, afirmou. Mas tudo isso deve ser combinado com o seu dermatologista.

Os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que o “amadurecimento” do novo colágeno é um processo lento. Espera-se melhora de 70% a 80% após duas a quatro sessões. É recomendável intervalo de seis a oito semanas entre elas, quando se observam os resultados.

Importante

O tratamento é minimamente invasivo e pode ser feito em todos os tipos de pele, porém como qualquer procedimento estético deve ser indicado por um profissional qualificado.

Embora hoje o procedimento seja permitido de ser realizado por esteticistas, é importante consultar seu dermatologista, para que ele possa lhe solicitar exames e entender se o microagulhamento realmente é para voce. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na internet. Sempre procure seu médico!

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro o que a técnica chamada de microagulhamento pode fazer para sua pele.

Se você quer ter cabelos bonitos, sugiro ler nosso artigo sobre como fazer tranças bonitas, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.Até a próxima!

Referências: Vitaclin – Estetica excelence – Clinica andre amado –  SCBD.org


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *