Alimentação

Intolerância a lactose: tudo sobre ela!




A intolerância a lactose exige uma mudança drástica na forma de se alimentar, já que é necessário sempre optar por produtos que não contém leite. Veja como adaptar o cardápio e quais os alimentos são proibidos.

Apesar das restrições, vale destacar que quem tem intolerância a lactose pode levar uma vida normal e saudável. Por ser um problema comum, diversas marcas adaptaram seus produtos e criaram uma linha especial, com muitas opções de produtos sem leite em sua composição.

 intolerância a lactose
Muitos brasileiros sofrem com intolerância a lactose. (Foto: Divulgação)

O que é intolerância a lactose?

A intolerância a lactose é causa pela deficiência de uma enzima digestiva chamada lactase. Durante a digestão, ela é responsável por quebrar as moléculas de lactose e assim transformá-las em glucose ou galactose. Quando esse processo não ocorre, a digestão da lactose é dificultada, causando uma série de sintomas desagradáveis.

Nem sempre a intolerância a lactose é um problema congênito e irreversível. Muitas vezes ela se desenvolve no decorrer da vida adulta, conforme o organismo envelhece, outro caso comum é a intolerância a lactose provocada por uma doença ou ferimento no intestino. Nesses casos, há possibilidade de tratamento.

Sintomas de intolerância a lactose

Os sintomas de intolerância a lactose sempre atingem mais o sistema digestivo, entre os mais comuns estão:

  • Dor na barriga (estômago ou intestino)
  • Inchaço
  • Náuseas
  • Diarreia
  • Assaduras (por conta da acidez das fezes)

É necessário observar se os sintomas aparecem minutos após a ingestão de alimentos que contém leite ou se o mal-estar é frequente depois das refeições. O diagnóstico da intolerância a lactose pode ser feito rapidamente, consulte um médico.

Dicas e cuidados para quem sofre com intolerância a lactose

 intolerância a lactose
Exclua o leite e os derivados do cardápio. (Foto: Divulgação)

Separamos algumas dicas para você não sofrer com as desagradáveis reações da intolerância a lactose. Confira:

Alimentos permitidos

Todas as frutas são permitidas para quem tem intolerância a lactose, assim como as carnes de boi, de frango, de porco, de peixe, entre outras. Os legumes e as verduras também podem ser consumidos à vontade. Além disso, a maioria das bebidas alcoólicas, entre elas, a cerveja e o vinho.

Alimentos proibidos

O leite e todos os seus derivados são proibidos. Também é preciso ficar sempre atento ao rótulo dos alimentos industrializados, já que a lactose pode fazer parte da produção de muitos tipos de comida e alguns tipos de bebidas.

Leite sem lactose?

Sim, o leite sem lactose existe. Muitas marcas disponibilizam leites fabricados especialmente para quem tem a intolerância. Além de não provocar os sintomas, o consumo desse tipo de leite é muito indicado por especialistas, já que ele é rico em nutrientes.

Alergia ao leite

É importante compreender que a alergia ao leite e a intolerância a lactose são doenças diferentes e que necessitam de cuidados diferentes. Enquanto a intolerância se restringe ao açúcar do leite (lactose), a alergia ao leite tem a ver com a proteína desse alimento, portanto, o consumo de leite sem lactose, por exemplo, não é indicado para quem possui alergia ao leite.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui sobre os triglicerideos, sugiro a leitura do artigo!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.