Fibromialgia é uma doença que muita gente tem e se tornou famosa após algumas celebridades como Lady gaga tambem admitirem possuir, entenda como age no corpo
Se você é uma pessoa que sente muitas dores em todo o corpo por longos períodos preste a atenção, pois pode ser fibromialgia. Pesquisadores acreditam que a sua causa é um descontrole na forma do cérebro processar sinais de dor. Considerada uma síndrome comum, a fibromialgia, além das dores, causa sensibilidade nas articulações, tendões, alguns tecidos moles e nos músculos.
Fibromialgia – Causas dessa síndrome
Apesar dos homens também sofrerem com a fibromialgia, ela é mais frequente em mulheres. Com uma faixa etária de idade entre 20 e 50 anos. Pessoas com essa síndrome podem sofrer de dor difusa, insônia, déficits de memória, depressão e fadiga. As causas dessa síndrome, chamada de fibromialgia, ainda são desconhecidas. Porém, sabe-se que vários fatores são constantemente associados.
Alguns desses fatores são:
- Genética: fibromialgia é recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome.
- Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.
- Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
Sintomas da Fibromialgia
Antigamente era mais difícil para o profissional dar o diagnóstico de que o problema era a fibromialgia. Era necessário apalpar dezoito pontos dolorosos do corpo. Hoje a síndrome é detectada por oito sintomas:
- Cansaço crônico
- Diarreia ou prisão de ventre frequente
- Dor difusa em cinco a sete partes do corpo por mais de três meses
- Insônia e sono não reparador
- Problemas de memória e concentração
- Sensibilidade ao frio
- Suor em excesso
- Vontade constante de urinar
Quando é necessário procurar um médico
Se você perceber que está sofrendo dos sintomas citados acima é indicado que seja procurada a ajuda de um profissional. Quanto mais tempo levar para tratar, mais a doença vai se agravar. Além, de ela causar dores e problemas que poderão ser tratados e minimizados com o tratamento certo.
Como tratar essa doença
Para um tratamento mais eficaz, é indicado que seja unido ao uso de medicamentos. O foco dos tratamentos é minimizar os sintomas, melhorar a saúde e evitar a incapacidade física.
O tratamento pode ser feito de diversas maneiras, podendo evolver:
– Terapia cognitiva comportamental.
– Fisioterapia
– Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento.
– Programa de exercícios e preparo físico
Os remédios mais utilizados são analgésicos de ação central, incluindo alguns antiepiléticos e antidepressivos que têm esta ação analgésica. Medicamentos miorrelaxantes e também para melhorarem o padrão do sono são usados em conjunto com medicamentos analgésicos ou isoladamente. Esses medicamentos devem ser utilizados apenas com prescrição médica.
A terapia cognitivo-comportamental é uma parte muito importante do tratamento, ela ensina diversas coisas que lhe trarão benefícios, como;
– Buscar praticar atividades agradáveis
– Estabelecer limites
– Lidar com pensamentos negativos
– Manter um diário de seus sintomas e dores
– Reconhecer o que agrava seus sintomas
Se você está sofrendo dos sintomas apresentados no texto, é indicado que procure um médico para tratar e não deixar que essa síndrome se agrave.
Importante
Sempre procure seu médico, ao menor destes sintomas. As informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. procure sempre seu médico. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das informações aqui apresentadas
Sugestões e dicas de outros artigos podem pedir nos comentários, até a próxima!
muito interessante e explicativo o texto vale a pena conferir