Alimentação

Farinha de arroz: benefícios pro corpo




Confira os benefícios da farinha de arroz e confira como ela pode ajudar seu corpo

A farinha de arroz é produzida a partir do arroz moído, tanto o branco quanto o integral podem ser utilizados para esse fim. É uma ótima opção de farinha para os celíacos, pois não possui glúten e pode ser usada para a preparação de qualquer prato substituindo a farinha de trigo tradicional, como pães, bolos e tortas. A farinha de arroz é extremamente nutritiva e possui muitas vitaminas, minerais e proteínas, além de ser um ingrediente rico em carboidratos e fibras.

Continue lendo o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa deliciosa farinha pode proporcionar para seu corpo e sua saúde.

farinha de arrozÉ uma ótima fonte de fibras

Quando comparamos a farinha de arroz com a farinha de trigo, especialmente a farinha de arroz integral, ela possui muito mais fibras. As fibras são importantes para o bom funcionamento do trato intestinal, ajudam na eliminação de substâncias tóxicas ao nosso corpo e absorvem água, o que faz com que fiquemos longe de inflamações e inchaços. Além disso, as fibras são ótimas para perder peso, pois aumentam a sensação de saciedade.

Ajuda no fortalecimento dos ossos

Mesmo que a farinha de arroz não possua quantidades muito altas de cálcio, ela possui altas taxas de manganês, outro nutriente muito importante para a saúde e fortalecimento ósseo. O manganês pode atuar no crescimento dos ossos e cartilagens e ainda aumenta o poder de absorção do cálcio em nosso organismo. Com cerca de meia xícara de farinha de arroz nós suprimos toda a necessidade de manganês diárias.

farinha de arrozExcelente fonte de proteínas

A versão integral da farinha de arroz é rica em proteínas. Em cerca de meia xícara do ingrediente temos aproximadamente 4 gramas de proteína e, ao contrário das fontes proteicas de origem animal, ela não possui gorduras ou colesterol, o que a torna muito benéfica.

É recomendada para dietas livres de glúten

Em muitos cereais como o trigo, a cevada e todos os seus derivados, nós encontramos a proteína do glúten e, a quantidade de pessoas alérgicas ou intolerantes a essa proteína têm aumentado significativamente nos últimos anos. O glúten pode ainda, prejudicar o sistema digestivo e causar inflamações e, por isso, tem sido excluído da dieta de muitas pessoas. Para quem não quer consumir glúten, a farinha de arroz acaba se tornando uma ótima alternativa, pois não modifica o aroma nem o sabor das preparações.

farinha de arrozAjuda na perda de peso

Mesmo que a farinha de arroz seja uma fonte de carboidratos, ela é rica em fibras, fazendo com que você se sinta saciado por mais tempo e não sinta fome com tanta frequência. Quando ela é incluída em uma dieta saudável e aliada à prática de atividades físicas, traz excelentes resultados.

Controla os níveis de colesterol

O consuma da farinha de arroz pode fazer com seus níveis de LDL, o colesterol ruim, diminuam e, os níveis de HDL, o colesterol bom, aumentem. Isso ocorre pelas altas taxas de fibras presentes na farinha, que fazem com que a absorção de gorduras e açúcares seja prejudicada.

Como fazer a farinha de arroz em casa

Mesmo que você ache com facilidade a farinha de arroz em supermercados e lojas especializadas em produtos naturais, seu preço fica em torno de 5 e 30 reais o quilo, fazendo com que muitas pessoas prefiram fazê-la em casa.

Para isso, basta processar 500 gramas de grãos de arroz até que ele fique na consistência de farinha. Se quiser produzir mais, repita o processo, mas é importante que faça em pequenas quantidades por vez. A farinha comum é feita com o grão de arroz branco comum, já a farinha de arroz integral é feita com os grãos do arroz integral.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.