Dietas Milagrosas: tenha cuidado com elas!


Cuidado com as dietas da moda! Algumas das famosas dietas milagrosas são maléficas ao organismo, explicamos tudo aqui, confira!

Em nosso cotidiano, as dietas são temas que estão em muitos blogs, em vídeos e mesmo nos escritórios dos Nutricionistas e também dos Endocrinologistas. Porém, há algumas dessas dietas, chamadas de milagrosas, que podem prejudicar tanto o organismo a ponto de as pessoas ficarem doentes. Desse modo, ter cuidado com quaisquer dietas milagrosas na hora de escolher uma vida Fitness é fundamental.

Razões para as dietas milagrosas não serem boas

Sempre desconfie quando há muita promessa e pouco ou nenhum embasamento científico.

dietas milagrosas

A promessa que as dietas milagrosas fazem é a de emagrecimento, mas em um período bem pequeno. No entanto, para que isso seja alcançado, as pessoas reduzem nutrientes que são muito necessários para a saúde, ocasionando desde anemias profundas até as infecções, já que o organismo diminui a sua resistência.

Alguns dos nutrientes que as pessoas perdem quando essas dietas são feitas são as vitaminas. Desde a vitamina C, que é relacionada à proteção do corpo, até a K e outras. A razão para que a anemia aconteça nessas pessoas é a redução do ferro, assim como os ossos são prejudicados porque o cálcio é diminuído.

 

Resultados inexistentes

Quando as pessoas fazem essa espécie de dieta costumam achar que estão, efetivamente, com menos peso. Porém, isso não é um emagrecimento de verdade, pois a gordura do organismo ainda é mantida: o que os indivíduos perdem, na realidade, é água. O organismo costuma ter líquido armazenado e é esse líquido que essa mudança alimentar faz com que seja expelido, mas não a gordura do sobrepeso.

Restrições exageradas

Algumas dessas dietas milagrosas são cheias de restrições e, por isso, garantem um emagrecimento rápido, mas não são nem um pouco saudáveis. Gladia explica que para proporcionar resultados impressionantes, esses regimes costumam usar uma estratégia perigosa: limitar a alimentação . O grande problema é que consequentemente reduz drasticamente a quantidade de calorias e nutrientes no corpo.


“Essa estratégia provoca uma imensa perda de peso, mas isso corresponde a um emagrecimento e qualidade de vida falsos, já que, muitas vezes, deixamos de ingerir alimentos como arroz, batata e pão, ao mesmo tempo em que há um consumo muitas vezes excessivo de proteína, o que pode prejudicar o organismo”, alertam os especialistas.

dieta milagrosa restricao alimentar

Efeito sanfona

Mesmo não sendo saudável, os que ficam por muitas semanas nessas dietas milagrosas perdem mesmo peso. Todavia, com tanta restrição, esse peso volta assim que as pessoas retornam à sua dieta do dia a dia. Essa perda e esse retorno de peso, que têm o nome de efeito estufa, trazem as estrias.

Cuidados extras:

  1. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem antes consultar um médico especialista – endocrinologista;
  2. Perder peso é um processo gradativo e se isso ocorrer de forma rápida pode ser prejudicial à saúde;
  3. O efeito dessas dietas as vezes é ilusório. Muitas vezes o peso perdido nessas dietas milagrosas não é de gordura, mas de músculos e água;
  4. Não é por que uma dieta funciona com uma pessoa que será eficaz para outra;
  5. Algumas dessas dietas podem até trazer algum resultado, porém, pode ser desastroso assim que a dieta é abandonada, causando o famoso “efeito sanfona”;
  6. Quem deseja emagrecer não basta só ingerir menos calorias, é necessário a prática paralela de atividade física;
  7. As dietas feitas sem prescrição médica podem causar desgaste ao organismo;

Qual dieta é a mais indicada?

A dieta que seu médico passar após analisar seu corpo e seus exames. Sempre procure o médico e converse com ele sobre seus hábitos alimentares.

A low carb, que é a dieta nas qual se faz menor ingestão de carboidratos, é o principal substituto dessas dietas milagrosas, sendo preciso incluir itens proteicos e também as verduras. Uma vantagem que essa espécie de dieta traz é a excelente saciedade.  

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que o alerta tenha sido útil e que sempre consulte seu nutrólogo antes de sair fazendo alguma dessas dietas milagrosas ok? Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!

Fontes: boaforma


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *