Dieta Low carb: cardápio, como funciona e mais!


Dieta low carb pode ser excelente para perder peso com saúde, confira seus benefícios, cardápio e como funciona!

Sem dúvidas, as dietas são uma das maiores apostas para quem deseja emagrecer, é justamente neste contexto, que a dieta low carb ganhou grande fama nos últimos anos. No texto abaixo, conheça a principal proposta desse tipo de dieta, seus benefícios, riscos, até mesmo controvérsias em torno dos cardápios propostos e seus efeitos na saúde.Já até falamos aqui em outro artigo sobre como é possível fazer receitas low carb e comer gostoso sem sair da dieta.

O que é a dieta low carb?

Quando se fala em dietas, é evidente que há maiores e menores picos de fama, em especial ao levar em consideração a gama de opções apresentadas. No caso da low carb, nos últimos anos, mais precisamente em 2017, ocorreu um pico notório de adeptos dessa dieta, que conforme o próprio nome já indica, consiste em reduzir a quantidade de carboidrato consumida.

Uma das principais propostas da dieta, é promover um emagrecimento ágil. Alguns cardápios prometem 3 quilos ou mais eliminados dentro de 20 dias, o que é perigoso para a saúde em diversos casos. Ainda mais, muitas pessoas não conhecem a composição dos alimentos que estão sendo ingeridos e nesse cenário, é possível que a massa magra, correspondente a estrutura corpórea livre de gordura, também pode acabar comprometida.

Dieta low carb

Sendo assim, ainda que a dieta seja válida para alguns casos, é fundamental buscar por um profissional capacitado para promover o acompanhamento adequado de seu quadro. Afinal, avaliando o índice de gordura, massa muscular, entre outros fatores pessoais, será possível definir qual é o melhor tipo de cardápio capaz de atender suas necessidades e objetivos, sem deixar sua saúde de lado. Mudar de forma drástica a alimentação de um dia para o outro, pode tornar a dieta um grande malefício para a saúde e bom funcionamento do organismo.

Dieta low carb funciona?

Muitas pessoas tem dúvidas se é realmente necessário reduzir o número de carboidratos consumidos diariamente.

Por mais que as pessoas apresentem necessidades distintas, como atletas e diabéticos, é preciso considerar que os carboidratos são indispensáveis para o organismo. Afinal, a glicose também está ligada ao seu consumo, sendo uma das principais fontes de energia para o organismo como um todo.

Por esse e por outros motivos, alguns especialistas não aprovam as dietas que visam reduzir drasticamente o consumo de carboidratos, principalmente pelo estoque energético que acaba sendo comprometido, juntamente com a massa magra. Como resultado da realização desse tipo de dieta sem o acompanhamento adequado, as pessoas podem ter mais flacidez, cabelos e unhas quebradiços.

Dieta low carb

Ainda mais, existe certa escassez de informações quando se trata da quantidade exata de carboidrato nesse tipo de dieta.  É preciso observar que cada vez mais, mitos antigos de dietas são combatidos. A premissa que vem conquistando cada vez mais espaço, além de gastar mais do que é consumido para quem quer perder peso, também consiste em valorizar a qualidade, não apenas a quantidade.

Além do acompanhamento médico, é imprescindível se informar sobre os alimentos que consome, considerando fatores como fibras e tipos de gordura, entre outros. Afinal, há variações de carboidratos, por exemplo, os simples e os compostos. Da mesma maneira que os outros componentes também podem ter diferentes atuações.

Dieta low carb antes e depois

Veja alguns exemplos de pessoas que fizeram essa dieta:

Existem contra indicações?

Cardápio da Dieta LOW carb

O que pode ser comido:

  • Carne,
  • peixe,
  • ovos,
  • legumes,
  • algumas frutas,
  • oleaginosas (incluindo suas farinhas),
  • sementes,
  • laticínios,
  • gorduras,
  • óleos saudáveis como azeite de oliva,

Talvez até mesmo alguns tubérculos, leguminosas e grãos sem glúten – dependendo de quão low-carb você quiser ser.

dieta low carb

NÃO COMER:

Açúcar refinado ou outros tipos como demerara, mascavo, de coco, orgânico, mel, melado etc.

Óleos refinados (soja, canola, milho etc). Eles são zero carbo sim, mas passam por mil processos químicos durante o seu processamento. Em uma dieta baseada em comida de verdade você deve preparar seus alimentos com gorduras naturais com baixo grau de processamento, como a manteiga, a banha e o azeite de oliva, por exemplo. Eu uso azeite e manteiga para tudo.

Grãos, especialmente o trigo. Pães, massas, bolos, biscoitos, rosquinhas, cuecas-viradas, muffins, cookies, cupcakes, baguetes, pizzas, bagels, brioches. Bem, você entendeu.

Para quem gosta de comer gostoso, sugiro ler sobre o livro com receitas para airfryer que é uma maravilha

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *