Veja como a dieta nórdica pode te ajudar a perder peso com sucesso! veja cardápio, como funciona e mais!
Apesar do nome a dieta é realizada ao redor do mundo e os alimentos indicados são fáceis de encontrar. A dieta não é somente apropriada para redução de peso ela também traz inúmeros benefícios a saúde.
Leia o artigo e confira quais alimentos são permitidos e quais devem ser evitados por quem adere a dieta Nórdica.
Dieta Nórdica
Também é conhecida como dieta Viking e consiste em adaptar as refeições com alimentos apropriados com baixo índice de gorduras. Entre esses alimentos estão peixes, vegetais, frutas e os cereais integrais.
Alguns estudos apontaram que os níveis de colesterol baixam com a dieta Nórdica prevenindo uma série de doenças. Sabe-se que uma boa alimentação é essencial para o funcionamento do organismo, para manter a pressão sanguínea equilibrada e muito mais.
Na verdade, todo o cardápio e focado na reeducação alimentar por isso orienta-se que não haja consumo de alimentos que não sejam orgânicos e bebidas industriais como refrigerantes, por exemplo. Confira a seguir os alimentos que fazem parte da dieta.
Frutas vermelhas
Essas frutas são comuns em territórios escandinavos e por isso estão presentes na dieta. Sua ingestão traz inúmeros benefícios ao corpo como o combate ao envelhecimento precoce e boa circulação sanguínea.
Peixes de água fria
A carne dos peixes de água fria, é rica em ômega 3 que ajuda a reduzir o colesterol ruim e é comumente comercializado em cápsulas por causa dos benefícios para o cérebro. Seu consumo também auxilia na prevenção de doenças cardíacas.
Raízes
Os vegetais de raiz mais consumidos pelos nórdicos são a cenoura e a batata. Sendo o consumo de ambas fundamentais ao organismo e prevenido doenças de pele, gripes, infecções, entre outras doenças.
Cereais integrais
Para trazer a dieta viking para um contexto brasileiro é preciso adaptar alguns alimentos. Por exemplo, aqui no país temos o consumo de trigo como ao invés de aveia como para os povos nórdicos. Então sugere-se a ingestão de arroz, massas e pães integrais.
Carne branca
Sabendo que a carne vermelha é uma das principais fontes do colesterol LDL considerado ruim, a dieta orienta a diminuição do consumo da mesma.
O consumo de outras carnes brancas além do peixe é liberado na dieta nórdica reduzindo a ingestão de carnes vermelhas.
Vegetais em geral
Os vegetais são essenciais para essa dieta, entre eles destaca-se o repolho que é consumido na deita original. Porém outros vegetais podem ser introduzidos na alimentação como a couve-flor e o brócolis.
Alimentos proibidos
Vimos anteriormente alguns alimentos que fazem parte do cardápio da dieta viking, mas a dieta também possui algumas restrições alimentares, confira.
-Consumo exagerado de carne vermelha;
-Fast Foods;
-Alimentos ou bebidas que possuam aromatizantes e/ou corantes;
-Ricos em açúcar;
-Ricos em gordura animal;
Também existem os alimentos que não devem ser consumidos frequentemente como iogurte, queijo, carne de caça e ovos.
Importante
Toda dieta deve ser acompanhada por um profissional e exames devem ser realizados nesse período para garantir o bem-estar do paciente e promover o emagrecimento.