Dieta Nórdica – tudo sobre ela


Veja como a dieta nórdica pode te ajudar a perder peso com sucesso! veja cardápio, como funciona e mais!

Apesar do nome a dieta é realizada ao redor do mundo e os alimentos indicados são fáceis de encontrar. A dieta não é somente apropriada para redução de peso ela também traz inúmeros benefícios a saúde.

Leia o artigo e confira quais alimentos são permitidos e quais devem ser evitados por quem adere a dieta Nórdica.

dieta nordicaDieta Nórdica

Também é conhecida como dieta Viking e consiste em adaptar as refeições com alimentos apropriados com baixo índice de gorduras. Entre esses alimentos estão peixes, vegetais, frutas e os cereais integrais.

Alguns estudos apontaram que os níveis de colesterol baixam com a dieta Nórdica prevenindo uma série de doenças. Sabe-se que uma boa alimentação é essencial para o funcionamento do organismo, para manter a pressão sanguínea equilibrada e muito mais.

Na verdade, todo o cardápio e focado na reeducação alimentar por isso orienta-se que não haja consumo de alimentos que não sejam orgânicos e bebidas industriais como refrigerantes, por exemplo. Confira a seguir os alimentos que fazem parte da dieta.

Frutas vermelhas

Essas frutas são comuns em territórios escandinavos e por isso estão presentes na dieta. Sua ingestão traz inúmeros benefícios ao corpo como o combate ao envelhecimento precoce e boa circulação sanguínea.

Peixes de água fria

A carne dos peixes de água fria, é rica em ômega 3 que ajuda a reduzir o colesterol ruim e é comumente comercializado em cápsulas por causa dos benefícios para o cérebro. Seu consumo também auxilia na prevenção de doenças cardíacas.


Raízes

Os vegetais de raiz mais consumidos pelos nórdicos são a cenoura e a batata. Sendo o consumo de ambas fundamentais ao organismo e prevenido doenças de pele, gripes, infecções, entre outras doenças.

Cereais integrais

dieta nordica cereais integrais

Para trazer a dieta viking para um contexto brasileiro é preciso adaptar alguns alimentos. Por exemplo, aqui no país temos o consumo de trigo como ao invés de aveia como para os povos nórdicos. Então sugere-se a ingestão de arroz, massas e pães integrais.

Carne branca

Sabendo que a carne vermelha é uma das principais fontes do colesterol LDL considerado ruim, a dieta orienta a diminuição do consumo da mesma.

O consumo de outras carnes brancas além do peixe é liberado na dieta nórdica reduzindo a ingestão de carnes vermelhas.

Vegetais em geral

Os vegetais são essenciais para essa dieta, entre eles destaca-se o repolho que é consumido na deita original. Porém outros vegetais podem ser introduzidos na alimentação como a couve-flor e o brócolis.

Alimentos proibidos

Vimos anteriormente alguns alimentos que fazem parte do cardápio da dieta viking, mas a dieta também possui algumas restrições alimentares, confira.

-Consumo exagerado de carne vermelha;

-Fast Foods;

-Alimentos ou bebidas que possuam aromatizantes e/ou corantes;

-Ricos em açúcar;

-Ricos em gordura animal;

Também existem os alimentos que não devem ser consumidos frequentemente como iogurte, queijo, carne de caça e ovos.

Importante

Toda dieta deve ser acompanhada por um profissional e exames devem ser realizados nesse período para garantir o bem-estar do paciente e promover o emagrecimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *